Ensino e Educação

Abertas as inscrições para programas de assistência estudantil Probem e Promisaes

Aline Fernandes França     19 de fevereiro de 2018 - 14h34

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) abriu nesta segunda-feira (19) as inscrições para o Probem – Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante – e para o Promisaes, projeto que atende estudantes estrangeiros que participam do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G).

O edital 1 do Probem é destinado para calouros da UFPR, ingressantes em 2018 (1º e 2º semestres). As inscrições online serão realizadas até o dia 05 de março, mediante o preenchimento do cadastro, pelo endereço https://intranet.ufpr.br/gestaobolsa/private/index.jsf.

Para se inscrever no Probem, é preciso ter renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. O prazo para apresentar a documentação solicitada e o comprovante de inscrição segue entre os dias 05 e 12 de março.

O Promisaes recebe inscrições de alunos estrangeiros até 25 de fevereiro, pelo preenchimento do cadastro do edital 2018.

Além de integrar o programa PEC-G, também é preciso ter bom desempenho acadêmico e estar em situação de fragilidade socioeconômica para participar do Promisaes. A entrega da documentação vai de 26 de fevereiro a 05 de março de 2018.

Confira o edital do completo do Probem e do Promisaes.

Inscrições pelo e-mail institucional

O edital 1 do Probem utiliza pela primeira vez um novo sistema de inscrições, desenvolvido pela equipe da Prae. A expectativa é que a nova metodologia agilize e facilite o processo.

O aluno tem acesso ao sistema pelo e-mail institucional. Os calouros devem solicitar a nova conta pela intranet da UFPR.

“Utilizávamos um link externo e os alunos tinham problemas com o tempo de acesso, já que o questionário exige informações complexas, como a trajetória de vida do estudante. Agora evitamos esse tipo de queda de comunicação”, explica Fernando Sureck Leal, coordenador de Implantação de Projetos Especiais da Prae.

Probem

Com o objetivo de buscar a permanência e a qualidade da formação do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Probem abrange quatro benefícios, isolados ou em conjunto: Auxílio Permanência, Auxílio Refeição, Auxílio Moradia e Auxílio Creche.

O programa é mantido pelo PNAES – Programa Nacional de Assistência Estudantil – e apoio da UFPR.

A seleção para o Probem envolve critérios como a comprovação de renda per capita (até 1,5 salário mínimo) e agravantes sociais.

Benefícios do Probem:

Auxílio Permanência – subsidia gastos voltados para a formação acadêmica, que envolvem aquisição de livros, materiais para aulas práticas, fotocópias, entre outros. Valor R$ 400,00.

Auxílio Refeição – isenta a cobrança em refeições realizadas nos restaurantes universitários da instituição. O auxílio abrange 3 refeições diárias, 7 dias por semana.

Auxílio Moradia – o benefício de R$ 275,00 é destinado à manutenção de estudantes oriundos de outras cidades, durante o período do curso.

Auxílio Creche – auxílio para estudantes vinculados ao PROBEM que possuem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos, matriculados em Centros de Educação Infantil particulares ou conveniados. R$ 200,00.

Promisaes – Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior

O Promisaes atende estudantes estrangeiros que participam do Programa PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), matriculados regularmente em cursos de graduação ou ensino profissionalizante da UFPR.

O projeto é desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades.

Acesso às inscrições

A UFPR disponibiliza o acesso a computadores e internet para as inscrições online. Confira os locais:

– Curitiba: Nas Bibliotecas dos Campi de Curitiba;

– Campus Palotina: Na sala da UAPS – Rua Pioneiro, 2294 – Edifício Compostela, térreo;

– Campus Jandaia do Sul: Na sala da UAPS – Rua Dr. João Maximiano, 426 – Jandaia do Sul, PR;

– Setor Litoral: Na sala da Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários (SEPOL); Rua Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos-PR;

– Centro de Estudos do Mar: Av. Beira-mar, s/n. – Pontal do Sul – Pontal do Paraná, PR;

– Campus Mirassol: Na biblioteca do Campus – Rua Rio Grande do Norte, 145, Mirassol (Totem 10) – Pontal do Paraná, PR.

Mais informações sobre os serviços e programas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis no site da Prae.