Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Abertas até 5/4 as inscrições para editais extras do Capes PrInt da UFPR voltados à comunidade acadêmica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe até o dia 5 de abril inscrições para dois editais extras relacionados ao Programa de Internacionalização (PrInt) da Capes — um para dez bolsas de capacitação técnica e outro para o custeio de dez missões de trabalho no exterior.

Podem ser inscritas propostas a serem implementadas no período de maio a dezembro de 2020. Os editais estão disponíveis neste link.

As bolsas de capacitação funcionam como subsídio para a realização de treinamentos e capacitações técnicas, científicas ou pedagógicas. Estão abertas a doutorandos, servidores docentes e servidores técnico-administrativos vinculados a programa de pós-graduação incluído no PrInt. A duração é de três meses e, o valor, de US$ 1,3 mil por mês, além de auxílio-instalação, auxílio deslocamento e auxílio para seguro de saúde e de viagem.

Já as missões de trabalho servem para a execução de atividades em cooperação internacional, apresentação de resultados em eventos internacionais, visitas técnicas para prospecção de parcerias e a demais atividades de internacionalização. É necessário ser docente da UFPR, com doutorado e atuação permanente em programa de pós-graduação.

Requisito

É importante destacar que as propostas aos editais precisam estar vinculadas à instituições de ensino estrangeiras de países participantes do PRINT-UFPR, que tenham acordo de cooperação com a UFPR vigente ou com potencial de cooperação oficializado.

Para o esclarecimento de dúvidas referentes aos editais, deve-se enviar e-mail à Secretaria do PrInt-UFPR (ufpr.print@ufpr) ou ligar no telefone (41) 3360-5452.

Sobre o Capes PrInt

Lançado em novembro de 2017, o Capes PrInt tem o objetivo de fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das universidades brasileiras. Cerca de cem instituições se inscreveram e 36 foram selecionadas, entre as quais a UFPR.

O PrInt da UFPR envolve 40 programas de pós-graduação que obtiveram notas acima de cinco na avaliação quadrienal da Capes, em torno de 16 projetos.

Acesse os editais extras do Capes PrInt da UFPR neste link

Leia mais notícias sobre o PrInt-UFPR neste link

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...