Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Abertas as inscrições para o curso Pré-Pós da Sipad, que prepara minorias para o mundo acadêmico

Camille Bropp     22 de janeiro de 2021 - 16h03

O curso Pré-pós da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (Sipad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu inscrições para a sua quarta turma, que terá aulas de fevereiro a junho de 2021. O curso de extensão tem o objetivo de preparar membros de grupos sociais vulneráveis que estão interessados em cursar pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado). Serão selecionados 100 alunos.

As inscrições vão até 5 de fevereiro, via formulário on-line. O edital com as regras do processo seletivo foi divulgado no site da superintendência. As aulas começam em 25 de fevereiro e serão on-line, como no curso de 2020.

Aula do curso Pré-pós realizada de forma remota em 2020. Foto: Sipad/Reprodução

Como pré-requisito para a inscrição, o interessado precisa fazer parte de uma minoria acolhida pela iniciativa, o que inclui pessoas com deficiência, egressos de graduação cursada por meio de política afirmativa, quilombolas, povos do campo, comunidade LGBTI, mulheres e membros de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas ou educacionais.

Também é necessário apresentar certificado de conclusão do curso de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos oferecido on-line pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) — inscrições aqui. O certificado pode ser entregue até o dia 15 de fevereiro.

O conteúdo do curso abrange leitura e produção de textos acadêmicos em língua portuguesa; leitura de textos acadêmicos em língua estrangeira; metodologias de pesquisa e escrita científica; e orientação direcionadas na construção do projeto de pesquisa. A meta é que o participante saia do curso com um projeto de pesquisa com foco na pós-graduação que deseja.

Sobre o curso Pré-pós da Sipad

O Pré-pós tem raízes em uma iniciativa de 2013 do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) que, a partir de 2018, passou a fazer parte da então recém-criada Sipad.

O curso tem o objetivo é preparar estudantes negras e negros, quilombolas, indígenas e pessoas LGBTI para concorrer aos processos seletivos oferecidos por programas de pós-graduação no país. O projeto está na sua quinta edição.

A primeira edição do Pré-Pós ocorreu em 2013. A segunda edição em 2014 com a oferta de duas turmas. A terceira edição foi realizada em 2017 e, a quarta, em 2019. Em 2020, a oferta é integralmente remota.

SERVIÇO
Inscrições para o Curso Pré-Pós da Sipad UFPR
Quando: de 20 de janeiro a 5 de fevereiro.
Onde: por meio de formulário on-line.
Mais informações: pelo e-mail cursopreposufpr@gmail.com ou pelo WhatsApp (41) 98418-6137.

(Com informações da Sipad)

Leia mais notícias sobre a Sipad neste link



UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR