Extensão e Cultura

Abertas as inscrições para o curso Pré-Pós da Sipad, que prepara minorias para o mundo acadêmico

Camille Bropp     22 de janeiro de 2021 - 16h03

O curso Pré-pós da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (Sipad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu inscrições para a sua quarta turma, que terá aulas de fevereiro a junho de 2021. O curso de extensão tem o objetivo de preparar membros de grupos sociais vulneráveis que estão interessados em cursar pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado). Serão selecionados 100 alunos.

As inscrições vão até 5 de fevereiro, via formulário on-line. O edital com as regras do processo seletivo foi divulgado no site da superintendência. As aulas começam em 25 de fevereiro e serão on-line, como no curso de 2020.

Aula do curso Pré-pós realizada de forma remota em 2020. Foto: Sipad/Reprodução

Como pré-requisito para a inscrição, o interessado precisa fazer parte de uma minoria acolhida pela iniciativa, o que inclui pessoas com deficiência, egressos de graduação cursada por meio de política afirmativa, quilombolas, povos do campo, comunidade LGBTI, mulheres e membros de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas ou educacionais.

Também é necessário apresentar certificado de conclusão do curso de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos oferecido on-line pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) — inscrições aqui. O certificado pode ser entregue até o dia 15 de fevereiro.

O conteúdo do curso abrange leitura e produção de textos acadêmicos em língua portuguesa; leitura de textos acadêmicos em língua estrangeira; metodologias de pesquisa e escrita científica; e orientação direcionadas na construção do projeto de pesquisa. A meta é que o participante saia do curso com um projeto de pesquisa com foco na pós-graduação que deseja.

Sobre o curso Pré-pós da Sipad

O Pré-pós tem raízes em uma iniciativa de 2013 do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) que, a partir de 2018, passou a fazer parte da então recém-criada Sipad.

O curso tem o objetivo é preparar estudantes negras e negros, quilombolas, indígenas e pessoas LGBTI para concorrer aos processos seletivos oferecidos por programas de pós-graduação no país. O projeto está na sua quinta edição.

A primeira edição do Pré-Pós ocorreu em 2013. A segunda edição em 2014 com a oferta de duas turmas. A terceira edição foi realizada em 2017 e, a quarta, em 2019. Em 2020, a oferta é integralmente remota.

Inscrições para o Curso Pré-Pós da Sipad UFPR
Quando: de 20 de janeiro a 5 de fevereiro.
Onde: por meio de formulário on-line.
Mais informações: pelo e-mail cursopreposufpr@gmail.com ou pelo WhatsApp (41) 98418-6137.

(Com informações da Sipad)

Leia mais notícias sobre a Sipad neste link