Ensino e Educação

Abertas as inscrições da especialização em Medicina do Exercício Físico

Superintendência de Comunicação Social     6 de janeiro de 2020 - 14h31

As inscrições para a turma de 2020 da especialização em Medicina do Exercício Físico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão abertas (clique aqui e acesse o formulário). Esta será a segunda turma do curso, que iniciou em 2019 reunindo profissionais de diferentes especialidades da saúde.

“É uma área nova, de formação bastante recente nas universidades”, explica o coordenador Anderson Zampier Ulbrich, professor do Departamento de Medicina Integrada e coordenador da Especialização em Medicina do Exercício. Segundo ele, o curso se desdobra em duas diferentes vertentes: a formação para o tratamento com atletas profissionais e para pessoas com diagnósticos de doenças que necessitam de atenção na prevenção e reabilitação.

O curso é inteiramente presencial, construído em módulos, com uma abordagem bastante prática. “Nossa proposta é multidisciplinar e multiprofissional. Um tratamento não farmacológico precisa de profissionais de diversas áreas”, destaca Ulbrich, destacando entre as áreas de interesse a Medicina, a Psicologia, a Nutrição, a Educação Física, a Terapia Ocupacional e etc. “O objetivo é a integração de conhecimentos”.

A especialização também envolve professores externos à UFPR: são 24 de departamentos da universidade e oito convidados de outras instituições. “Alguns dos nossos módulos são construídos pensando em doenças específicas e buscamos sempre os profissionais mais especializados”.

Pensar em tratar, prevenir e reabilitar diferentes doenças por meio do exercício físico é, segundo o professor, um tema que levanta muitos questionamentos. “Muitas pessoas acham que, com o diagnóstico de doenças, devem evitar exercícios físicos. Queremos desmitificar isso”, argumenta. Como exemplo, cita o câncer, as doenças cardíacas e doenças metabólicas. “Há evidências claras quanto ao papel do exercício físico e o que queremos é colocar em prática essas evidências”.

De acordo com Ulbrich, a primeira parte da formação é mais básica na área da fisiologia do exercício, mas depois o campo se amplia e os módulos passam a trabalhar temas mais especializados. “Na aula prática, fazemos testes de esforços, avaliações específicas para cada doença, e exemplificamos como conduzir os tratamentos para diferentes doenças, etc”.

A realização dos módulos tem duração de um ano, com um período para desenvolver a monografia no formato de artigo científico. As inscrições se estendem até março. A matrícula é totalmente online, sem a necessidade de impressão de documentos.

Mais informações podem ser obtidas no site, no e-mail med.exercicio.ufpr@gmail.com ou pelo telefone (41) 3360-7228.