Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Reitor Ricardo Marcelo entrega à Educação e ao Turismo as chaves do Campus Rebouças, o nono da UFPR em Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     25 de junho de 2018 - 15h01

O nono campus da Universidade Federal do Paraná em Curitiba foi instalado oficialmente nesta segunda-feira (25). Localizado no bairro Rebouças, num imóvel que pertenceu à extinta Rede Ferroviária Federal, o campus passa a abrigar o Departamento de Turismo e parte do Setor de Educação. De acordo com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, além dos benefícios para a própria universidade, a nova unidade contribuirá para revitalizar a região, consolidando-a como um polo universitário.

“É um dia de festa não apenas para a UFPR, que ganha um novo campus num momento em que a falta de recursos impede a expansão das universidades públicas federais, mas também para Curitiba. Estamos devolvendo à cidade um prédio histórico recuperado”, disse o reitor. “Além disso, a presença da universidade aqui trará mais vida para a região e reforçará a identidade universitária do Rebouças, que já abriga a UTFPR e o IFPR.”

O novo campus está instalado numa área de 15 mil metros quadrados, na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua João Negrão. Por enquanto, são dois prédios: o Edifício Teixeira Soares, uma construção da década de 1940, com 10,5 mil metros quadrados, declarada Unidade de Interesse de Preservação (UIP) do município de Curitiba; e o Anexo A, recém-construído, com 2.177 metros quadrados.

Neste primeiro momento, cerca de 890 pessoas terão aulas no local. São aproximadamente 650 estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional, mestrado e doutorado) e cerca de 240 do Departamento de Turismo (graduação e mestrado).

O campus Rebouças é formado pelo Edifício Teixeira Soares (à esquerda), construção histórica recuperada, e pelo Anexo A, recém-concluído. Fotos: Marcos Solivan – Sucom/UFPR

O reitor e a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, fizeram a entrega simbólica das chaves do campus às direções do Setor de Ciências Humanas, do Setor de Educação e do Departamento de Turismo. As unidades que ocuparão o novo campus estão atualmente no complexo da Reitoria. “Como efeito colateral da mudança, teremos liberação de espaços no complexo da Reitoria, melhorando as condições para alunos, professores e técnicos do Setor de Ciências Humanas. E, além disso, algumas unidades, como a Editora UFPR, sairão de espaços alugados, gerando economia para a universidade”, afirmou Ricardo Marcelo.

Reitor Ricardo Marcelo: “É um dia de festa para a UFPR, que ganha um novo campus num momento de corte de recursos”, e para Curitiba, pois a presença da universidade aqui trará mais vida para a região”.

O reitor compartilhou a alegria pela instalação do campus com as gestões que o antecederam na Reitoria, como a do professor Zaki Akel Sobrinho, presente à solenidade, e do professor Carlos Moreira, que negociou a cessão do imóvel da RFFSA para a UFPR, em 2008. “Cumprimento a numerosa e dedicada equipe que durante muitos anos fez todos os esforços para que isto se tornasse realidade”, disse.

Segundo ele, o esforço agora será para viabilizar a conclusão do projeto do Campus Rebouças, que prevê mais dois anexos: o Anexo B, cujas obras foram iniciadas e depois interrompidas por falta de recursos e também por uma disputa judicial entre as participantes da licitação; e o Anexo C, em fase de projeto. “Vamos trabalhar para que os nós que impedem a expansão sejam desatados, apesar de vivermos um momento de cortes brutais nas verbas de capital para as universidades públicas federais”, afirmou o reitor.

“Este será um grande polo de educação na nossa universidade e no Paraná”, disse a diretora do Setor de Ciências Humanas da UFPR, professora Lígia Negri, depois de receber as chaves simbólicas do local. “Num momento tão difícil, de cortes nas verbas públicas e administração de impasses, receber um prédio dessa qualidade é muito importante.”

As instalações

O novo campus tem um total de 12.677,87 metros quadrados de área construída. O Setor de Educação ocupará 4.135 metros quadrados e o Departamento de Turismo, 820 metros quadrados.

Além das salas de aula, salas para professores, núcleos e grupos de pesquisa e espaços administrativos, o campus tem uma biblioteca com 1.085 metros quadrados e três auditórios, cada um para 150 pessoas, com isolamento acústico e paredes moduláveis, que podem ser removidas para formar um único auditório.

O campus também possui sistema de ar condicionado e um sistema de segurança formado por 54 câmeras internas, ligadas a uma central de monitoramento.

O Edifício Teixeira Soares, que no passado abrigou a sede da RFFSA em Curitiba, passou por um criterioso processo de recuperação. Foram preservados aspectos originais da construção, como o lustre, as portas, o piso e as escadas de mármore do saguão de acesso. Ao lado desse saguão, há um espaço reservado para um museu da memória ferroviária, que será mantido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Também foi preservada a área antigamente destinada aos pátios de manobras de trens. Situada junto à Avenida Sete de Setembro, e alinhada com a Ponte Preta, sobre a Rua João Negrão, essa faixa de terreno foi tratada como um grande pátio livre ajardinado.

Quando o campus estiver em pleno funcionamento, esta área poderá ser utilizada como uma praça de encontro para a comunidade da UFPR e a população que circula na região.

O novo campus ainda abriga amplos espaços livres e cobertos para uso dos estudantes. Além de permitir a permanência dos alunos para encontros, conversas, estudos e pesquisa, esses espaços poderão ser utilizados para eventos da UFPR.

Presenças

A solenidade de instalação contou com a presença do coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mário Candido de Athayde Júnior; da secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila; do reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti; de representantes de várias instituições e entidades de classe; pró-reitores e chefes de setores e departamentos da UFPR e de outras instituições de ensino superior; servidores e estudantes.

Campus Rebouças da UFPR

Localização: esquina da Rua João Negrão com a Avenida Sete de Setembro
Área do terreno: aproximadamente 15.000 m2
Área total atual: 12.677,87 m2
Área total prevista: 64.451,46 m2

Edifícios a serem ocupados de imediato:
Edifício Teixeira Soares (antiga sede da Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA)
Área total – 10.500,00 m2, divididos em quatro pavimentos

Anexo “A” – Recém construído
Área total – 2.177,87 m2, divididos em 3 pavimentos

Complementam o projeto
Anexo “B” – em obras
Área total – 11.900,00 m2 divididos em 9 pavimentos

Anexo “C” – Em projeto para futura edificação
Área total prevista – 40.805,00 m2 em 15 pavimentos

 

Clique aqui para ver mais fotos da instalação do Campus Rebouças


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR