Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pesquisador australiano especialista em florestas tropicais visita a UFPR

Superintendência de Comunicação Social     30 de janeiro de 2014 - 16h42

Jerome Klaas Vanclay - Foto: Southern Cross University

Jerome Klaas Vanclay - Foto: Southern Cross University

Um dos maiores especialistas em manejo de florestas tropicais, Jerome Klaas Vanclay estará em Curitiba entre 3 e 7 de fevereiro para uma visita ao curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR. Vanclay é diretor do Centro de Pesquisas Florestais e chefe da Escola de Meio Ambiente, Ciência e Engenharia da Universidade Southern Cross, na Austrália.

Na segunda-feira (3), o pesquisador participará da banca de defesa da tese de doutorado do estudante Henrique Orellana, programada para as 14 horas. O trabalho, intitulado ‘Sucessão Florestal, Regimes de Manejo e Competição Avaliados com modelos de árvore individual dependente e independente da distância em um fragmento de floresta de Araucária no Sul do Brasil’, foi orientado por Afonso Figueiredo Filho.

Além de Vanclay e Figueiredo, participam da banca os professores Edilson Batista de Oliveira, Sebastião do Amaral Machado e Carlos Roberto Sanquetta. O australiano ainda visitará a Floresta Nacional de Irati, onde foram realizados os experimentos para a tese, na quinta-feira (6).

Nos dias 4, 5 e 7, o pesquisador ministrará um curso sobre modelagem de crescimento e produção baseada em árvores individuais de florestas nativas.

Jerry Vanclay, como é mais conhecido, tem mais de 350 artigos publicados. Entre seus principais trabalhos estão os livros Modelling Forest Growth and Yield e Realizing Community Futures, ambos ainda sem tradução para o português.