Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Começa a matrícula dos aprovados no vestibular da UFPR

Maria de Lurdes Welter Pereira     27 de janeiro de 2014 - 10h25

calouros de Engenharia Mecânica apresentam documentos. Foto: Leonardo Bettinelli

Com o registro dos 141 calouros de Medicina, a UFPR começou a matricular nesta segunda-feira ( 27) os 4.641 aprovados no último vestibular. O calendário segue até a sexta-feira (31). Os novos estudantes devem apresentar a documentação no Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. A Pró-Reitoria de Graduação organizou um circuito que facilita o acesso dos estudantes.

Para evitar aglomerações, os estudantes entram pela Praça Santos Andrade e saem pela Rua XV de Novembro.Mais de 50 pessoas estão envolvidas na orientação e a realização do registro. Angélica Nozzatto, caloura de Engenharia Mecânica disse que foi atendida antes do prazo esperado. Em menos de 20 minutos entregou os documentos e tirou a fotografia. Agora é estudar, declarou a caloura.

aluno tirando fotografia. Foto: Leonardo Bettinelli

Enquanto esperam, os alunos fazem o primeiro contato com os novos colegas e, em comum todos estão ansiosos pela nova etapa da vida. “Quero aproveitar bem, porque sempre ouço dizer que a fase universitária é um período de muitas oportunidades, explicou Leonardo Correa, também calouro de Engenharia Mecânica.

AUTODECLARAÇÃO – Desde o ano passado, os calouros que se inscreveram por cotas raciais não precisam mais passar por uma banca examinadora. Agora tanto para as cotas raciais como para as sociais o que vale é a autodeclaração. O maior problema está na questão social, segundo o Chefe de Registro Acadêmico, Lucimir Feltrim. Em 2013, mais de 30 estudantes perderam a vaga porque não comprovaram a renda familiar exigida.

calouros de Engenharia Mecânica aguardam para fazer a matrícula. Foto: Leonardo Bettinelli

Os pais que acompanham os filhos não têm acesso às salas e corredores onde está ocorrendo a matrícula. Mesmo esperando do lado de fora vale a pena, falou a também estudante da UFPR na área de Terapia Ocupacional, Tânia Volkmann Cardoso, enquanto aguardava o filho Lucas. “Quero que ele sinta a mesma felicidade e realize o mesmo sonho que eu estou realizado”. Outra mãe, Cynthia Araújo, aguardava pelo filho Rodrigo e disse que espera muito desta conquista, mesmo sabendo que os próximos anos vão ser de muito estudo.

trote dos estudantes de Medicina. Foto Leonardo Bettinelli

MEDICINA – Os calouros de Medicina foram recepcionados ali mesmo pelo Diretório Acadêmico. Com o rosto pintado, eles participaram de diversas brincadeiras com bexigas coloridas nas escadarias do Prédio Histórico.

CONFIRA A TABELA DE MATRICULAS ABAIXO:


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR