Ensino e Educação

Começa a matrícula dos aprovados no vestibular da UFPR

Maria de Lurdes Welter Pereira     27 de janeiro de 2014 - 10h25

calouros de Engenharia Mecânica apresentam documentos. Foto: Leonardo Bettinelli

Com o registro dos 141 calouros de Medicina, a UFPR começou a matricular nesta segunda-feira ( 27) os 4.641 aprovados no último vestibular. O calendário segue até a sexta-feira (31). Os novos estudantes devem apresentar a documentação no Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. A Pró-Reitoria de Graduação organizou um circuito que facilita o acesso dos estudantes.

Para evitar aglomerações, os estudantes entram pela Praça Santos Andrade e saem pela Rua XV de Novembro.Mais de 50 pessoas estão envolvidas na orientação e a realização do registro. Angélica Nozzatto, caloura de Engenharia Mecânica disse que foi atendida antes do prazo esperado. Em menos de 20 minutos entregou os documentos e tirou a fotografia. Agora é estudar, declarou a caloura.

aluno tirando fotografia. Foto: Leonardo Bettinelli

Enquanto esperam, os alunos fazem o primeiro contato com os novos colegas e, em comum todos estão ansiosos pela nova etapa da vida. “Quero aproveitar bem, porque sempre ouço dizer que a fase universitária é um período de muitas oportunidades, explicou Leonardo Correa, também calouro de Engenharia Mecânica.

AUTODECLARAÇÃO – Desde o ano passado, os calouros que se inscreveram por cotas raciais não precisam mais passar por uma banca examinadora. Agora tanto para as cotas raciais como para as sociais o que vale é a autodeclaração. O maior problema está na questão social, segundo o Chefe de Registro Acadêmico, Lucimir Feltrim. Em 2013, mais de 30 estudantes perderam a vaga porque não comprovaram a renda familiar exigida.

calouros de Engenharia Mecânica aguardam para fazer a matrícula. Foto: Leonardo Bettinelli

Os pais que acompanham os filhos não têm acesso às salas e corredores onde está ocorrendo a matrícula. Mesmo esperando do lado de fora vale a pena, falou a também estudante da UFPR na área de Terapia Ocupacional, Tânia Volkmann Cardoso, enquanto aguardava o filho Lucas. “Quero que ele sinta a mesma felicidade e realize o mesmo sonho que eu estou realizado”. Outra mãe, Cynthia Araújo, aguardava pelo filho Rodrigo e disse que espera muito desta conquista, mesmo sabendo que os próximos anos vão ser de muito estudo.

trote dos estudantes de Medicina. Foto Leonardo Bettinelli

MEDICINA – Os calouros de Medicina foram recepcionados ali mesmo pelo Diretório Acadêmico. Com o rosto pintado, eles participaram de diversas brincadeiras com bexigas coloridas nas escadarias do Prédio Histórico.

CONFIRA A TABELA DE MATRICULAS ABAIXO: