5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão termina com avaliação positiva

Plateia durante o encerramento da Siepe

Terminou nesta sexta-feira (11) a 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR – Siepe 2013. A cerimônia de encerramento contou com a participação do reitor Zaki Akel Sobrinho, do vice-reitor Rogério Mulinari, de pró-reitores e membros da comissão organizadora do evento. Durante o encerramento, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, foram realizadas num clima de animação, premiações para melhores trabalhos apresentados e vários sorteios entre os estudantes presentes.

Para Zaki Akel Sobrinho, com mais de dois mil trabalhos apresentados, a Siepe mostrou uma universidade ativa, demonstrando na prática o intercâmbio maior entre ensino, pesquisa e extensão. Outro destaque, na avaliação do reitor, foi a participação da Agência de Inovação, incentivando o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes, fatores cada vez mais essenciais para as atividades acadêmicas.

Reitor Zaki Akel Sobrinho fala aos estudantes no encerramento da Siepe - Foto: Marcos Solivan

Nas palavras da professora Marilene Reimer, membro da comissão organizadora representando a Prograd, “foi uma semana em que o conhecimento construído por estudantes, professores e técnicos da UFPR, socializado em diferentes formatos e linguagens, evidenciando a diversidade e a riqueza do conhecimento construído pela nossa universidade”, a professora destacou que neste ano, a Siepe uniu modelos tradicionais e inovadores, abrindo espaço para novas modalidades, mostrando o rigor acadêmico dos pôsteres e comunicações orais e os frutos concretos desse rigor, em forma de produtos e atividades artísticas.

A professora Maria de Fátima Mantovani, coordenadora da Siepe, a avaliação é extremamente positiva. As palestras e apresentações de qualidade foram destacadas inclusive pelos membros da comissão avaliadora do Programa de Iniciação Científica do CNPq. “Nossa expectativa é que no próximo ano, os alunos possam ser liberados das atividades em sala de aula para participar da Siepe e aproveitar todas as oportunidades que são oferecidas aqui.”