3ª edição do Festival de Ciência, Cultura e Inovação abre suas portas aos públicos; de 21 a 26 de novembro

A Universidade Federal do Paraná realiza, de 21 a 26 de novembro, a 3ª edição do Festival de Ciência, Cultura e Inovação. O festival tem o objetivo de integrar diferentes ações realizadas em âmbito universitário, nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão, ampliando as trocas entre a UFPR e a sociedade.

A abertura do festival acontecerá no dia 21 de novembro às 10h00, de maneira remota, a ser transmitida pelo Canal Eventos UFPR TV, e contará com a presença do Reitor da Universidade, Professor Ricardo Marcelo Fonseca, e do Professor João Carlos Salles Pires da Silva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No período da tarde, a partir das 14h30, a Orquestra Filarmônica da UFPR fará uma apresentação no Teatro da Reitoria, que também será transmitida pelo Canal Eventos UFPR TV.

A edição deste ano vai contar com diversas atividades, como mostras de divulgação científica, apresentação de trabalhos, ações culturais, palestras, feira gastronômica e orientações de saúde. Em 2022, o evento retorna ao seu formato presencial e será realizado no campus Reitoria, em Curitiba. O festival é gratuito e contempla os públicos interno e externo da universidade.

O Festival abrange as atividades da 13ª edição da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que contempla outros eventos:

01. 20º Encontro de Atividades Formativas (EAF).
02. 20º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC).
03. 29º Encontro de Iniciação Científica (EVINCI).
04. 14º Evento e Inovação Tecnológica (EINTI).
05. 3º Encontro Diversidade e Inclusão na Pesquisa e Extensão (EDISPE).

CULTURA

Nessa terceira edição do Festival de Ciência, Cultura e Inovação da UFPR, o Pátio da Reitoria será ocupado com ações artísticas e culturais diversas, produzidas pela própria comunidade acadêmica, direcionadas para o público interno e externo da Universidade. Estudantes, docentes, servidores técnicos-administrativos, terceirizados e membros dos Grupos Artísticos da UFPR integram o Festival com suas produções artísticas e culturais, com o intuito de evidenciar as produções internas e estimular a difusão e fruição cultural no âmbito universitário, conforme previsto nas diretrizes do Plano Institucional de Cultura da UFPR – PIC.

Para a programação cultural, acesse: Festival de Cultura

CIÊNCIA e INOVAÇÃO

Nesta edição, as atividades de Ciência e Inovação serão realizadas presencialmente e serão voltadas à divulgação científica e tecnológica, promovendo o fazer ciência a partir de uma linguagem acessível. Com o foco na melhoria da qualidade de vida da população através da difusão de conhecimento, essas ações visam promover interação entre ciência, a cultura e a arte, através da exibição de vídeos, experimentos científicos e exposição de projetos de divulgação científica.

Com isso, espera-se sensibilizar a sociedade para temas da ciência e estimular o pensamento científico nos jovens, contribuindo para formação de novos cientistas. Fomentando também, iniciativas que desenvolvam a criatividade, a experimentação e a interdisciplinaridade.

Para a programação de ciência e inovação, acesse: Festival de Ciência e Inovação

A 13° edição da SIEPE – Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão

A 13° edição da SIEPE tem o objetivo de divulgar atividades e programas acadêmicos e acontecerá no formato remoto. Durante o Evento serão disponibilizados acesso aos vídeos produzidos pelos estudantes, que participam dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, que neles apresentam os resultados obtidos e acesso as salas virtuais síncronas, onde acontecerão as discussões sobre cada trabalho aprovado para evento.

Página oficial: SIEPE 2022

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

A programação, que é aberta e gratuita a todos os públicos, traz atrações a partir das 9h00 até às 17h00, dependendo dos dias. Stands e oficinas, rebimar e zikabus, Mulheres na Ciência, Museu de Ciências Naturais, Museus, bandas e shows, economia solidária, mostras de vídeo, e passeio ciclístico, entre outras tantas atividades e locais de interatividade. Neste evento, o pátio da reitoria da UFPR será o local de recepção das comunidades internas e externas. A programação também acontece em outros campi da Universidade.

A seguir, confira todas as atividades propostas, com mais detalhes: Festival de Ciência, Cultura e Inovação 2022.

Contatos: fcci@ufpr.br

Os recursos para o desenvolvimento do Festival são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.