+ UFPR

2º Festival de Ciência, Cultura e Inovação amplia o diálogo entre universidade e sociedade – 22 a 26/11

Jéssica Tokarski     19 de novembro de 2021 - 12h39

O 2º Festival de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será realizado, na modalidade on-line, entre os dias 22 e 26 de novembro e contemplará o Ponto da Cultura, o Ponto da Ciência e a 12ª Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), abrangendo atividades culturais e de divulgação científica, tecnológica e de inovação.

O evento tem o objetivo de ampliar o diálogo entre a universidade e a sociedade por meio de um espaço voltado para compartilhar conhecimento e experiências das diferentes ações desenvolvidas na UFPR. Toda a programação, pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, será acessível a partir da plataforma UFPR Aberta, que abrange as diversas ferramentas digitais da UFPR.

A mesa intitulada “Os Desafios da Ciência e das Universidades Públicas no Pós-pandemia” dará o pontapé inicial no evento na próxima segunda-feira (22), às 14h. A atividade será comandada pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, pela vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz, e pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça. Para discutir o tema, a mesa acolherá o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Renato Janine Ribeiro. A atração será transmitida pelo canal da UFPR TV no YouTube.

Em seguida, às 16h, a professora Rita de Cassia dos Anjos, do Departamento de Engenharias e Exatas do Setor Palotina, falará sobre os desafios da indissociabilidade na trajetória acadêmica. A transmissão também será feita pelo canal da UFPR TV no YouTube.

A mesa de encerramento, no dia 26 de novembro às 13h30, terá a participação da vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader, e, assim como as demais, será transmitida pelo YouTube.

Ponto de Ciência e Inovação

Ponto de Ciência e Inovação acontecerá de forma virtual e será um momento de compartilhar os resultados de projetos ou grupos de pesquisa científica, tecnológica, inovação e extensão. Iniciativas que permitem o diálogo entre ciência e o público em geral.

Ponto de Cultura

Ponto de Cultura será viabilizado de forma virtual, mas nem por isso menos interessante. Nele, por meio de conversas, encontros virtuais e uma mostra de cultura composta de vídeos de livre produção cultural, será possível conferir as ações produzidas no ambiente acadêmico da UFPR.

12ª Siepe

Este evento anual é promovido para divulgar as atividades e programas acadêmicos coordenados pelas diferentes Pró-Reitorias da UFPR. Nesta edição, contemplará o 19º Encontro de Atividades Formativas (EAF), o 19º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC), o 28º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 13º Evento de Inovação Tecnológica (EINTI) e o 2º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (EDISPE).

Confira aqui o ensalamento oficial da 12ª Siepe.

Como participar?

Para participar do evento, é necessário criar uma conta na plataforma UFPR Aberta. O vídeo “Boas-vindas ao Festival UFPR e SIEPE na UFPR Aberta” indica o passo a passo. Confira:

Acessando o ícone do 2º Festival de Ciência, Cultura e Inovação, é possível encontrar todas as atividades do evento: o Ponto da Cultura, o Ponto da Ciência e a 12ª SIEPE.

Pelo ícone da 12ª SIEPE, é possível navegar pelas salas, conhecer todos os trabalhos do evento e acessar os vídeos das sessões. É importante realizar a inscrição nas sessões que desejar participar para conseguir obter a certificação. Se houver dúvidas sobre a certificação, assista ao vídeo abaixo:

Os participantes do EAF, do ENEC e do EDISPE devem verificar seu ensalamento, anotar o horário e o nome da sua sessão síncrona, as chamadas Rodas de Conversa. É necessário acessar a plataforma UFPR Aberta e, já na sala, há o ícone direcionando para a sessão, que ocorrerá pela plataforma Teams.  Durante as sessões, os vídeos não serão apresentados, pois serão momentos de diálogo entre os diferentes programas institucionais e os mediadores farão questões aos participantes.

Participantes ouvintes também podem obter certificado e, para isso, devem realizar cadastro na plataforma UFPR Aberta.

Uma sala de suporte da organização, acessada a partir da página inicial da UFPR Aberta, ficará disponível nos dias de eventos síncronos para esclarecer dúvidas e resolver problemas.