Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

2º Festival de Ciência, Cultura e Inovação amplia o diálogo entre universidade e sociedade – 22 a 26/11

Jéssica Tokarski     19 de novembro de 2021 - 12h39

O 2º Festival de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será realizado, na modalidade on-line, entre os dias 22 e 26 de novembro e contemplará o Ponto da Cultura, o Ponto da Ciência e a 12ª Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), abrangendo atividades culturais e de divulgação científica, tecnológica e de inovação.

O evento tem o objetivo de ampliar o diálogo entre a universidade e a sociedade por meio de um espaço voltado para compartilhar conhecimento e experiências das diferentes ações desenvolvidas na UFPR. Toda a programação, pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, será acessível a partir da plataforma UFPR Aberta, que abrange as diversas ferramentas digitais da UFPR.

A mesa intitulada “Os Desafios da Ciência e das Universidades Públicas no Pós-pandemia” dará o pontapé inicial no evento na próxima segunda-feira (22), às 14h. A atividade será comandada pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, pela vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz, e pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça. Para discutir o tema, a mesa acolherá o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Renato Janine Ribeiro. A atração será transmitida pelo canal da UFPR TV no YouTube.

Em seguida, às 16h, a professora Rita de Cassia dos Anjos, do Departamento de Engenharias e Exatas do Setor Palotina, falará sobre os desafios da indissociabilidade na trajetória acadêmica. A transmissão também será feita pelo canal da UFPR TV no YouTube.

A mesa de encerramento, no dia 26 de novembro às 13h30, terá a participação da vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader, e, assim como as demais, será transmitida pelo YouTube.

Ponto de Ciência e Inovação

Ponto de Ciência e Inovação acontecerá de forma virtual e será um momento de compartilhar os resultados de projetos ou grupos de pesquisa científica, tecnológica, inovação e extensão. Iniciativas que permitem o diálogo entre ciência e o público em geral.

Ponto de Cultura

Ponto de Cultura será viabilizado de forma virtual, mas nem por isso menos interessante. Nele, por meio de conversas, encontros virtuais e uma mostra de cultura composta de vídeos de livre produção cultural, será possível conferir as ações produzidas no ambiente acadêmico da UFPR.

12ª Siepe

Este evento anual é promovido para divulgar as atividades e programas acadêmicos coordenados pelas diferentes Pró-Reitorias da UFPR. Nesta edição, contemplará o 19º Encontro de Atividades Formativas (EAF), o 19º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC), o 28º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 13º Evento de Inovação Tecnológica (EINTI) e o 2º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (EDISPE).

Confira aqui o ensalamento oficial da 12ª Siepe.

Como participar?

Para participar do evento, é necessário criar uma conta na plataforma UFPR Aberta. O vídeo “Boas-vindas ao Festival UFPR e SIEPE na UFPR Aberta” indica o passo a passo. Confira:

Acessando o ícone do 2º Festival de Ciência, Cultura e Inovação, é possível encontrar todas as atividades do evento: o Ponto da Cultura, o Ponto da Ciência e a 12ª SIEPE.

Pelo ícone da 12ª SIEPE, é possível navegar pelas salas, conhecer todos os trabalhos do evento e acessar os vídeos das sessões. É importante realizar a inscrição nas sessões que desejar participar para conseguir obter a certificação. Se houver dúvidas sobre a certificação, assista ao vídeo abaixo:

Os participantes do EAF, do ENEC e do EDISPE devem verificar seu ensalamento, anotar o horário e o nome da sua sessão síncrona, as chamadas Rodas de Conversa. É necessário acessar a plataforma UFPR Aberta e, já na sala, há o ícone direcionando para a sessão, que ocorrerá pela plataforma Teams.  Durante as sessões, os vídeos não serão apresentados, pois serão momentos de diálogo entre os diferentes programas institucionais e os mediadores farão questões aos participantes.

Participantes ouvintes também podem obter certificado e, para isso, devem realizar cadastro na plataforma UFPR Aberta.

Uma sala de suporte da organização, acessada a partir da página inicial da UFPR Aberta, ficará disponível nos dias de eventos síncronos para esclarecer dúvidas e resolver problemas.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR