Extensão e Cultura

28º Festival de Inverno da UFPR divulga programação

Aline Fernandes França     28 de junho de 2018 - 15h34

Já está disponível a programação do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, que acontecerá entre os dias 14 e 21 de julho na cidade de Antonina, no litoral do Paraná. Neste ano, a Orquestra à Base de Cordas e o cantor e compositor Paulinho Moska fazem a abertura do evento. A solenidade oficial será no sábado (14), com início às 21 horas, no Coreto da Praça Coronel Macedo.

A 28ª edição consecutiva do festival traz mais de 20 espetáculos de música e teatro para o público, em vários pontos da cidade.

“O Festival deste ano retoma a ideia de um movimento que já se iniciou quando tivemos o Circuito Arte e Cultura, nos municípios de Paranaguá e Matinhos. É um processo que vai além do evento e se espalha por todo o litoral”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Gorsdorf, referindo-se à programação inicial realizada nos meses de maio e junho.

Uma das novidades, de acordo com o pró-reitor, é um teatro itinerante que passará por bairros de Antonina. “Queremos ampliar o campo de público que normalmente prestigia o festival. Nossa presença no litoral tem sido cada vez mais determinante para pensar a cultura no nosso Paraná e a cultura que reflete dentro da UFPR”.

Um grande baile de carnaval fora de época, com a presença de blocos e escolas de samba de Antonina e da Banda 50 Graus, vai marcar o encerramento do Festival no dia 21.

Confira a programação completa no site do evento.

Arquivo Sucom/UFPR: Festival de Inverno 2014.
Foto: Marcos Solivan

Oficinas

Além dos espetáculos, a programação do festival abrange oficinas culturais e artísticas. O prazo para as inscrições vai até o dia 02 de Julho, no site do festival.

Oito oficinas são oferecidas: Laboratório de Performance; Música Percussiva Brasileira; Danças tradicionais brasileiras; Agregando valor à chita; Antonina em quadrinhos; A performance do contador de história através dos elementos da música; Fotografia e vídeo; Membrana em azul.

A taxa é de R$ 10 para estudantes e de R$ 30 para profissionais e/ou público em geral. Estudantes cotistas e inscritos no Probem são isentos.

Circuito Cultura e Arte

Nesta edição o Festival de Inverno iniciou as atividades mais cedo, nas cidades de Matinhos e Paranaguá, também no litoral paranaense. A programação, intitulada “Circuito Cultura e Arte UFPR”, foi realizada com objetivo de propiciar a abertura de novos espaços de aprendizagem, prática, reflexão crítica, apreciação e produção artístico-cultural.

Site do Festival de Inverno 2018

Data: 14 a 21 de julho