Ciência e Tecnologia

Inscrições para a 26ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia estão abertas até dezembro

Superintendência de Comunicação Social     20 de novembro de 2012 - 10h36

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior abriu inscrições para a 26.ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. O prazo termina em 30 de dezembro. Serão premiadas produções científicas de pesquisadores, inventores independentes e jornalistas científicos.

Para esta edição, as áreas escolhidas são Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde. A cada ano o prêmio contempla, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. O prêmio está dividido em cinco categorias: professor-pesquisador; pesquisador-extensionista; inventor independente; estudante de graduação e jornalista.

A premiação consiste em diploma e valor com base no salário do professor-titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira do magistério público do ensino superior do Estado.

Na edição passada, o professor-pesquisador e o pesquisador-extensionista receberam líquidos R$16.392,00, equivalente a uma vez e meia do valor do salário do professor-titular. O inventor-independente e o jornalista científico receberam R$6.556,80, e o estudante R$5.464,00.

Os valores exatos da edição 2012 só serão conhecidos no ano que vem, quando será entregue a premiação. No total, oito profissionais são premiados anualmente. O prêmio passado foi entregue no encerramento da 2.ª Feira Inovatec Paraná, em outubro, e o investimento da secretaria totalizou R$89.609,00.

Além da ficha de inscrição preenchida, o candidato deverá enviar pelo correio o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, que integra as bases de dados de currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações, e cópia de todos os documentos comprobatórios. A ficha de inscrição está disponível no site da secretaria www.seti.pr.gov.br.

Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCT) da secretaria pelos telefones: (41) 3281-7383 e (41) 3281-7314, ou pelo e-mail cct@seti.pr.gov.br.

Fonte: Seti/PR.