Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

1ª edição do “Vem pra UFPR Palotina” recebe mais de mil visitantes

Foto: Leandro F. de Santana

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná recebeu mais de mil visitantes durante a 1ª edição do “Vem pra UFPR Palotina” – evento com a proposta de apresentar a infraestrutura e as atividades promovidas pela instituição. A programação aconteceu no sábado (17), envolvendo acadêmicos, docentes e a comunidade.

Cerca de 25 escolas de 20 municípios da região levaram seus estudantes de ensino médio para conhecerem os cursos de graduação, projetos de pesquisa e extensão e visitarem salas de aula, laboratórios e o Hospital Veterinário da instituição. Também estavam disponíveis ao público informações sobre o Vestibular 2019/2020, auxílios e a pós-graduação.

“O evento foi um sucesso, esperamos que o Setor ganhe mais visibilidade na região e estreite os laços com a comunidade local”, avalia a coordenadora do evento, professora Ivonete Rossi Bautitz.

Universidade Aberta da Maturidade

Como parte da programação do “Vem pra UFPR Palotina”, o projeto de extensão Universidade Aberta da Maturidade (UAM), do Setor Palotina, realizou a aula inaugural de sua primeira turma.

Ministrada pela diretora do Setor, professora Yara Moretto, a aula reuniu estudantes do projeto, professores, familiares, convidados, autoridades e a comunidade em geral. A abertura do projeto também teve uma apresentação cultural com artistas locais e um passeio guiado pelas coordenadoras do projeto, professora Marivone Valentim Zaott e Renata Gotardo, e pelos estudantes monitores voluntários Diogo Felipe Paiva, Cleonice Santos Gonçalves, Samara Mombelli e Agatha Pires Pereira.

As aulas da UAM no Setor Palotina ocorrerão às quintas-feiras à tarde, com uma turma de 30 alunos matriculados. De acordo com a coordenação, a expectativa é que o projeto de Palotina tenha o mesmo sucesso alcançado em Curitiba, que atenda a comunidade, e que, no futuro, seja ampliado.

Experiências do projeto na capital do estado demonstram que atividades educativas em um espaço de exercício e construção da interdisciplinaridade – com participação de professores, pesquisadores, técnicos, alunos de graduação e de pós-graduação – otimizaram a promoção da qualidade de vida para o desenvolvimento cultural e social dos 550 idosos envolvidos nas atividades desde o início da UAM.

As atividades compreendem cursos, oficinas, eventos e visitas, contemplando os seguintes temas principais: inclusão digital; direito do idoso; saúde do idoso; atividades corporais; empreendedorismo; meio ambiente; gerontologia; arte e cultura. O projeto tem como principal diretriz resgatar o valor social dos idosos de forma articulada e interdisciplinar.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...