Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“UFPR: Cursos e Profissões” nos Campi Avançados apresenta 14 graduações ofertadas em Jandaia, Palotina e Toledo

A Universidade Federal do Paraná promove a 1ª edição da “UFPR: Cursos e Profissões. Uma feira de ideias para o seu futuro” nos Campi Avançados nos dias 8 e 9 de agosto. O evento, realizado das 9h às 18h no Campus Jandaia do Sul, tem o objetivo de apresentar os cursos de graduação ofertados em Jandaia do Sul, Palotina e Toledo. O público-alvo são alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. A entrada é franca. 

Nesta quinta-feira, 8, a feira recebe escolas previamente agendadas. Cerca de 360 alunos de quatro instituições da região visitaram o local durante a manhã. “Hoje viemos com os terceiros anos para a mostra. Vejo muita pesquisa e isso é ótimo, o retorno é para a sociedade. Nós ficamos muito felizes e os alunos também gostaram muito”, afirma Marilene Toresan, pedagoga do Colégio Estadual José Luiz Gori, localizado em Mandaguari. 

Alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Computação do Campus Jandaia do Sul apresentaram um projeto sobre o funcionamento dos computadores.

Na sexta-feira, 9, o evento será aberto à comunidade. De acordo com a coordenação, a expectativa é que cerca de 3 mil pessoas passem pela feira durante os dois dias. “Ao mesmo tempo em que aproxima a comunidade de Jandaia do Sul e região do campus da UFPR – mostrando a estrutura física e humana que temos disponível, despertando o interesse de muitos alunos pelos nossos cursos de graduação -, o evento também promove a integração de professores, servidores e alunos de outros dois campi: Palotina e Toledo”, informa o diretor de Apoio aos Campi Avançados da UFPR, Helton José Alves.

As atividades são desenvolvidas em salas de aula e laboratórios do Campus Jandaia do Sul. O público-alvo são estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. 

Os visitantes podem conversar com estudantes e professores para conhecer os 14 cursos da UFPR ofertados nos três campi. O público também tem acesso a informações sobre vestibular, política de cotas, projetos de extensão e ações relacionadas às experiências formativas, como intercâmbios, Sistema de Bibliotecas (SiBi), bolsas e empresas juniores. “Neste momento de dificuldade que as universidades públicas estão passando, a realização do evento é fundamental para fortalecer vínculos com a sociedade, evidenciando o que a UFPR tem de melhor para oferecer no estado do Paraná”, destaca Helton.

A vice-reitora acompanhou as atividades da 1ª edição da feira nos Campi Avançados. Na foto, professora Graciela está com alunas da Víveres, empresa júnior do curso de Engenharia de Alimentos.

Participaram da cerimônia de abertura a vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz; o pró-reitor de Graduação, Eduardo Salles de Oliveira Barra; o diretor do Campus Jandaia do Sul, Eduardo Teixeira da Silva; o vice-diretor do Campus Jandaia do Sul, José Eduardo Padilha de Souza; o vice-diretor do Setor Palotina, Alessandro Jefferson Sato; a coordenadora da Coordenação de Políticas de Integração de Educação a Distância (Cipead), Maria Josele Bucco Coelho; o vereador Lauro Júnior; e o presidente da Câmara Municipal de Jandaia do Sul, Milton de Martini Lopes.

A proposta é que a “UFPR: Cursos e Profissões” seja itinerante entre os Campi Avançados do interior. A previsão é que, em 2020, a feira seja realizada em Palotina. 

Confira os cursos oferecidos pela UFPR em cada campi:

Toledo:

Medicina

Palotina:

Agronomia

Ciências Biológicas

Engenharia de Aquicultura

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Engenharia de Energia

Licenciatura em Ciências Exatas

Licenciatura em Computação

Medicina Veterinária

Jandaia do Sul: 

Engenharia Agrícola

Engenharia de Alimentos

Engenharia de Produção

Licenciatura em Ciências Exatas

Licenciatura em Ciências da Computação

Sugestões

Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...
Laboratório do curso de geografia da UFPR oferece vagas para extensão universitária
O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Cecane-PR seleciona profissional autônomo para atuar como agente do PNAE; inscrições até 22 de abril
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (Cecane-PR), fruto de uma parceria entre...