Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

17ª Feira de Cursos e Profissões da UFPR segue até domingo em Piraquara

Bruna Bertoldi Gonçalves     24 de agosto de 2019 - 14h56

Um evento gratuito para apresentar os cursos oferecidos em Curitiba, no Setor Litoral, em Matinhos, e no Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM) e as atividades relacionadas ao ensino. Esse é o objetivo da 17ª edição da “UFPR: Cursos e Profissões”, que começou na última quinta-feira, 22, e segue até às 16h de domingo, 25, no Complexo da Universidade em Piraquara.

A Feira visa auxiliar alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares na escolha da profissão. A programação é aberta também a familiares, docentes, profissionais que atuam na área da Educação e interessados em conhecer a Federal do Paraná.

Rodolfo Brenner de Morato, de 24 anos, atendeu o público no estande do curso de Psicologia. Duração da graduação, turnos das aulas, oportunidades no mercado de trabalho e disciplinas oferecidas foram as principais dúvidas dos visitantes. Eles puderam observar fotos e textos de pensadores como Freud e Skinner, conhecer projetos de extensão e de pesquisa e obter informações sobre laboratórios e sobre a Delfos, empresa júnior do curso.

Rodolfo esclareceu dúvidas e apresentou o curso aos visitantes. Antes de iniciar a graduação em Psicologia, ele cursou Comunicação Institucional da UFPR. Fotos: André Filgueira/Sucom-UFPR

“Venho todo ano porque gosto de conversar com as pessoas, principalmente com aquelas que são interessadas na Psicologia. É muito legal ver a Federal fazendo essa feira, para mostrar que a universidade pública está aqui para atender a comunidade”, afirmou o estudante, que está no quarto período.

Ao longo do final de semana, a Feira recebe a comunidade, sem necessidade de credenciamento. Nos dois primeiros dias, a visitação foi aberta a escolas que realizaram agendamento prévio. Giovana Luiza de Oliveira Orvati, de 15 anos, está no segundo ano do ensino médio. Em busca de respostas sobre seu futuro profissional, decidiu conhecer os cursos da UFPR. “Ainda não sei muito bem o que quero. Vim para explorar mais e ver se tem alguma coisa que me interessa bastante”.

A adolescente percorreu os estandes ao lado do pai, Ronaldo. O curso de Letras Libras chamou sua atenção. “Todo mundo sempre faz inglês, espanhol, e parece que ninguém dá muita atenção para Libras, sendo que é uma língua muito importante também”, ponderou. Turismo é um curso que está em sua lista de possibilidades.

Giovana e Ronaldo visitaram a Feira de Cursos e Profissões da UFPR na manhã deste sábado, 24 de agosto.

Na última terça-feira, 20, por meio de um vídeo divulgado pelos canais de comunicação da UFPR, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca fez um pedido de engajamento aos estudantes, técnicos e professores que participam da Feira, realizada em um cenário de cortes orçamentários enfrentado pelas universidades e institutos federais brasileiros.

A UFPR tem contado com a colaboração de parceiros externos para manter o calendário de eventos do segundo semestre. O orçamento da Feira para 2019 passou por ajustes e foi reduzido pela metade. A área de estandes diminuiu 30% e houve cortes no material de divulgação.

“A Feira é a maior oportunidade que a UFPR tem para ter essa interface com a comunidade externa, para mostrar como somos por dentro. A gente teve que racionalizar gastos, custos, como as universidades estão fazendo com todos os serviços. Apesar disso, com a invocação que nós fizemos para que a Feira tivesse ainda mais energia, para que a gente substituísse aquilo que a gente diminuiu pela falta de recursos por entusiasmo e com dedicação, tudo isso deu certo”, avaliou o reitor.

Acompanhado do filho, João, de 14 anos, que há três anos participa do evento, o gestor conversou com estudantes da UFPR, acompanhou explicações sobre os cursos, interagiu com visitantes e participou de uma live com a equipe da UFPR TV, transmitida pelo Facebook.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca participou das atividades da 17ª edição da Feira de Cursos e Profissões da UFPR.

Palestras sobre os cursos ministradas por docentes e autoridades da área – em cinco salas simultaneamente, em sete horários diferentes – e apresentações de projetos, de serviços, das pró-reitorias e de parceiros da Universidade compõem a programação.

“Aqui, um estudante que tem a expectativa de ingressar na Universidade pode ter contato, de uma maneira muito própria com o curso e única, talvez, porque ele pode ouvir diretamente de um estudante num momento em que ele está preparado para falar sobre o curso, porque conhece e está passando por esse processo de formação”, explicou o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Salles de Oliveira Barra.

De acordo com o coordenador-geral da Feira, Ray Garbelotti, o evento recebeu cerca de 32 mil visitantes nos dois primeiros dias. “Para sábado, a previsão é de um público muito maior, porque as escolas que não conseguiram agendamento virão hoje. Pela manhã, tivemos dez escolas, logo no primeiro horário. A expectativa até domingo é atingirmos o objetivo: 100 mil visitantes”.

A 1ª edição da “UFPR: Cursos e Profissões. Uma feira de ideias para o seu futuro” nos Campi Avançados ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto. O evento, realizado no Campus Jandaia do Sul, apresentou as 14 graduações ofertadas pelas Universidade em Jandaia do Sul, Palotina e Toledo.

Serviço

17ª UFPR: Cursos e Profissões

24 de agosto (sábado)

Horário: das 9h às 18h

25 de agosto (domingo)

Horário: das 9h às 16h

Endereço: Complexo da UFPR – Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4015 – Jardim Primavera, Piraquara

Entrada franca

 

Notícias relacionadas:

Espaço divulga Vestibular e políticas afirmativas na Feira de Cursos e Profissões

Estudantes participam de dinâmica para ganhar certificado UFPR na Feira de Cursos e Profissões

Saúde humana e animal e meio-ambiente despertam interesse na Feira de Cursos e Profissões

Grupo viaja cerca de nove horas para conhecer a Feira de Cursos e Profissões

Professores aproveitam Feira para conhecer programas de formação

Produção dos estudantes da UFPR atrai visitantes na Feira de Cursos e Profissões

Demonstrações e objetos apresentam engenharias para visitantes da Feira de Cursos e Profissões

Palestras apresentam cursos e temas diversos na Feira de Cursos e Profissões

Mais de dez mil pessoas participam do primeiro dia da 17ª “UFPR: Cursos e Profissões”

Começa a 17ª “UFPR: Cursos e Profissões. Uma feira de ideias para o seu futuro”

Visitantes interagem com jogos e experimentos na Feira de Cursos e Profissões

UFPR abre Feira de Cursos e Profissões nesta quinta (22); programação segue até domingo (25)

“UFPR: Cursos e Profissões” nos Campi Avançados apresenta 14 graduações ofertadas em Jandaia, Palotina e Toledo

Eventos tradicionais do 2.º semestre na UFPR, Feira de Profissões, Feira do Livro e Siepe terão mudanças em 2019