14º Desafio Intermodal de Curitiba compara eficiência dos meios de transporte no horário do rush – 23/09

O Desafio Intermodal (DI) de Curitiba 2022 será realizado na próxima sexta-feira (23) e reunirá diversos modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de se locomover pela cidade no horário de pico, entre 18h e 19h. A ação é organizada pelo programa de extensão CicloVida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do projeto de extensão Desafio Intermodal, com o apoio de diversas entidades.

A pesquisa do DI consiste em uma comparação de desempenho entre os diferentes modais de transporte (pedestre, corredor, bicicleta, moto, carro, transporte coletivo – e contempla o uso por pessoas com deficiência), com saída às 18h do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – no Hall do Prédio da Administração do Setor de Tecnologia – e fechamento no Prédio Histórico da Federal, na Praça Santos Andrade, dentro da Feira de Mobilidade Urbana Sustentável. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro.

Os desafiantes podem escolher o caminho que julgarem melhor, mas devem passar por um ponto intermediário, o Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antes de seguirem para o ponto final.

Na edição de 2022, haverá a participação, também, do táxi, de aplicativos de transporte, patinete elétrico, skate, patins, e avaliação dos vários combustíveis no carro: gasolina, álcool, diesel, gás e elétrico. Todos os participantes do Desafio Intermodal 2022 serão acompanhados pelo uso do aplicativo Strava ou Wikiloc.

O objetivo do Desafio é verificar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, qual é o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, levando em consideração três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.

Os dados, coletados ao longo do percurso resultarão em médias, que indicarão o modal mais eficiente. Ao final do Desafio, os participantes responderão a um questionário sobre a experiência. Em foco, infraestrutura urbana, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito.

Serão instaladas faixas indicativas do DI para que todos possam encontrar mais facilmente os locais exatos da largada, ponto intermediário e chegada.

Além do evento anual na capital paranaense, a metodologia do Desafio Intermodal também é abordada em disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UFPR. E na rede municipal e estadual de ensino, como ferramenta para o ensino de ciências.

Os desafiantes deverão chegar uma hora antes, às 17h, para preparação e instruções – farão o cadastro, verificação do aplicativo de rastreamento, receberão a camiseta de identificação do evento, farão as fotos individuais e receberão as orientações finais.

São apoiadores do DI: Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Associação dos Servidores Públicos do Paraná Aspp/PR, campanha Amazônia Passa Aqui, Festival Arte Bici Mobi, Associação dos Servidores da Universidade Federal do Paraná (Asufepar), Bicicletaria Cultural, CicloIguaçu, CicloParaná, Projeto Ciência Para Todos, Projeto CoolaBici, Dentro D’Água, Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Fórum de Mobilidade Ativa, Federação Paranaense de Ciclismo, Grupo de Estudos em Transporte, Projeto Iniciativa Startup Experience, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (Npdeas), Observatório Nacional de Segurança Viária, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Setor de Tecnologia, UCB e Escritório Verde UTFPR.

Com informações do Programa CicloVida e do Projeto Desafio Intermodal