Ciência e Tecnologia

10º Prêmio Para Mulheres na Ciência: Pesquisadora da UFPR participa de cerimônia no Palácio Guanabara

Jéssica Maes     22 de outubro de 2015 - 12h49

Cientistas_Didier Tisserand

Cientistas premiadas posam com o presidente da L’Oréal Brasil, Didier Tisserand. Imagem: Divulgação L’Oreal Brasil

No último dia 10 de agosto, a L’Oréal Brasil anunciou as sete vencedoras da 10ª edição do Prêmio Para Mulheres na Ciência, único programa brasileiro voltado às mulheres cientistas, realizado em parceria com a UNESCO no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Dentre as vencedoras está Elisa Orth, pesquisadora do Departamento de Química da UFPR, que esteve, na noite desta terça-feira, dia 21, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, para a cerimônia de entrega dos prêmios.

A premiação reconheceu sete promissoras cientistas brasileiras, garantindo visibilidade às suas pesquisas e oferecendo condições favoráveis para a continuidade dos seus projetos, por meio de uma bolsa-auxílio no valor de US$ 20 mil, convertidos em real, a cada uma. Em dez anos do programa no Brasil foram distribuídos mais de 1,3 milhão de dólares para 68 cientistas que desenvolvem seu trabalho no país. Em 2015, mais de 400 projetos foram inscritos.

Para Didier Tisserand, presidente da L’Oréal Brasil, “o programa é muito relevante para ajudarmos a transformar o quadro atual do mercado científico, onde apenas 30% dos cientistas são mulheres e menos de 3% delas ocupam os cargos de alta liderança. As vencedoras desta edição são merecedoras de todo nosso reconhecimento e admiração. Seus relevantes estudos, nas mais diferentes áreas de pesquisa, propõem grandes avanços em prol da ciência”.

Confira a entrevista que fizemos com a professora Elisa Orth e conheça um pouco do trabalho que ela vem desenvolvendo na UFPR clicando aqui.

Com informações da L’Oréal Brasil.