Eventos

UFPR organiza evento internacional online para discutir Design da Informação; submissão de artigos até 15/5

Superintendência de Comunicação Social     13 de abril de 2021 - 9h14

A Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) e o curso de Design da Universidade Federal do Paraná promovem, no mês de outubro, o evento internacional online CIDI 2021. A programação incorpora o 10º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI) e o 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação (CONGIC).

Realizado desde 2003, o congresso está na décima edição e é o principal evento na área de Design da Informação, sendo o único no país e na América Latina. Neste ano, traz como conceito as “Conexões”, abordando temas como: Tecnologia, Educação, Saúde, Comunicação, Sociedade e História e Teoria.

O CIDI/CONGIC congrega pesquisadores, profissionais, docentes e estudantes para discutir produção acadêmico-científica. Além da apresentação de trabalhos científicos, palestras e workshops, a programação ainda abre espaço para cases de sucesso e inovação na área de design da informação e para estabelecimento de network.

As professoras e coordenadoras do evento, Kelli C.A.S. Smythe e Juliana Bueno, integrantes do PPGDesign e Laboratório Design de Sistemas de Informação – LabDSI da UFPR, explicam que o grande volume de informações impressas e digitais demandam, muitas vezes, conhecimento prévio, interpretação e resposta rápida. “Infográficos, manuais de instrução, visualização de dados e interfaces digitais quando bem desenvolvidas tornam a informação acessível e de fácil entendimento. Trabalhar com a complexidade de sistemas de informação e comunicação é uma tarefa científica; pesquisadores e profissionais que atuam para aprimorar projetos nesse escopo são chamados designers da informação”.

Os interessados em participar do congresso e apresentar projetos no CIDI 2021 devem acessar o site oficial do evento e verificar os prazos e modalidades disponíveis. A submissão de artigos científicos segue até o dia 15 de maio.

Mais informações pelas Redes Sociais do evento:

Facebook: /cidi2021

Instagram: @cidi2021_oficial