Eventos

UFPR, Iphan e Escola Estadual Luiza Ross lançam exposição “Caminhos das Ferrovias, Natureza e Cultura” – 12/12

Superintendência de Comunicação Social     11 de dezembro de 2019 - 11h32

Nesta quinta-feira (12), acontece a abertura da Exposição “Caminhos das Ferrovias, Natureza e Cultura” na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), às 10 horas. A mostra é resultado de uma ação conjunta entre a Universidade Federal do Paraná, a Escola Estadual Luiza Ross, o Iphan e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

A exposição reúne trabalhos de aproximadamente 300 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professora Luiza Ross. Os materiais foram produzidos no âmbito de um projeto de educação patrimonial e ambiental a respeito do transporte ferroviário no estado do Paraná.

A iniciativa faz parte de uma pesquisa científica conduzida por uma das professoras da escola em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (UFPR) e com o Iphan.

O projeto envolveu uma série de ações educativas interdisciplinares e transversais que visaram a elaboração de produções imagéticas baseada no estudo iconográfico e na valorização do olhar sensível destes estudantes, imersos na história de sua própria comunidade e na relação entre a natureza, a cultura e os caminhos das ferrovias. Os trabalhos estarão em exposição até o dia 21 de fevereiro.

O evento também será marcado pela assinatura de um convênio entre a UFPR e o Iphan para criação de um Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio.

Exposição Caminhos das Ferrovias, Natureza e Cultura
Data: 12 de dezembro
Horário: 10 horas
Local: Casa Domingos Nascimento Sobrinho – Rua José de Alencar, 1808. Bairro Juvevê