Seminário debate pesquisas em andamento na área de Letras – 26 a 30 de outubro

Superintendência de Comunicação Social     23 de outubro de 2020 - 11h21

A quinta edição do Seminário de Teses e Dissertações em Andamento (V SeTD), promovido pela Representação Discente e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL-UFPR), será realizado de 26 a 30 de outubro.

Na programação, além das comunicações dos discentes das áreas de Linguística e Literatura, o evento também sediará quatro mesas temáticas com pesquisadores docentes da UFPR e de outras universidades. Todo o evento será transmitido pelo canal do PPGL no YouTube.

O evento será aberto às 08h do dia 26, com a conferência “A Saúde Mental dos Alunos Importa!”, mesa que contará com a participação de Tereza Wachowicz, Gabriel de Luca e Lis Soboll, todos da UFPR. A partir das 11h, começam as comunicações dos discentes, tanto de linguística, quanto de literatura.

Já no dia 27, o evento começará com as comunicações das áreas e, a partir das 15h40, ocorrerá a mesa temática “Escrever o inconcebível: entre a Peste de Atenas e nós”, com a participação da professora Luisa Severo Buarque de Holanda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o professor Rodrigo T. Gonçalves, da UFPR.

No dia 28, às 10h, haverá a mesa “Educação e Tecnologias: desafios e perspectivas”, com Maria Josele Bucco Coelho, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim e Fernanda Silva Veloso, todas da UFPR. Além da mesa, neste dia estão agendadas as comunicações dos discentes de literatura. Já na quinta-feira, dia 29, as comunicações serão divididas entre linguística, no período da manhã, e literatura, no período da tarde.

O encerramento do evento se dará no dia 30, com as comunicações de literatura e, a partir das 15h40, com a mesa “Voltar ao normal? Para pensar além do antropoceno”, com a participação da professora Claudia Junqueira de Lima Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do professor Guilherme Gontijo Flores, da UFPR.

O V SeTD compõe um momento para que pesquisadores em formação compartilhem e debatam suas pesquisas com colegas e professores. O evento é reconhecido como um espaço de divulgação científica ao propor o diálogo entre a graduação, a pós-graduação e toda a comunidade.

Mais informações no site do V SeTD.