Eventos

Pós-graduação em Odontologia da UFPR promove aula aberta sobre divulgação científica – 15 de outubro

Superintendência de Comunicação Social     14 de outubro de 2020 - 9h07

O programa de pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Paraná (PPGO/UFPR) promove uma aula aberta online sobre divulgação científica nesta quinta-feira (15), às 20h, com transmissão ao vivo no canal do PPGO no YouTube. O objetivo é combater o descrédito à ciência durante a crise do coronavírus e adotar novas ferramentas de divulgação científica nas redes sociais.

A disciplina “Divulgação dos achados científicos em saúde: popularização da ciência como estratégia de disseminação de conhecimentos acadêmicos para o público não especializado” faz parte de uma parceria entre a UFPR, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência). Entre os dias 22 de outubro e 12 de dezembro, às quintas-feiras, os estudantes de pós-graduação que já realizaram inscrição na disciplina participarão de uma série de oficinas relacionadas à produção de materiais de divulgação científica para determinados públicos-alvo, através das redes sociais.

“Essa aula aberta vai abordar algumas ideias que serão discutidas durante a disciplina. Vamos discutir sobre a importância de falar sobre ciência nesse momento de negação”, explica Juliana Lucena Schussel, professora do programa de pós-graduação no Departamento de Odontologia da UFPR. A aula de abertura terá a participação de membros da UFPR, USP e da Rede ComCiência, conforme a programação divulgada na página do Facebook do PPGO. A disciplina será realizada de forma remota, através da plataforma Google Classroom.

De acordo com Juliana, a disciplina exerce um papel social importante também para o público não especializado. “Temos conversado justamente sobre a comunicação entre pares, através de artigos, apresentação de trabalhos e eventos. Mas falta essa comunicação com a comunidade em geral. Nossa ideia é fazer com que o aluno aprenda não só a linguagem acadêmica, mas que também possa propagar o conhecimento de forma acessível para as pessoas”, explica.

Aula aberta online sobre divulgação científica
Dia 15 de outubro, às 20h
Clique aqui para acessar o canal do PPGO/UFPR no YouTube
Você pode encontrar a programação da aula de abertura clicando aqui