Eventos

‘Outros junhos virão’ aponta protestos de 2013 como mudança estrutural na democracia brasileira – lançamento 27/06

Bruna Bertoldi Gonçalves     24 de junho de 2019 - 16h41

A democracia brasileira tem um antes e um depois dos grandes protestos de junho de 2013: esta é uma das principais conclusões do professor de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mário Messagi Júnior, no livro “Outros junhos virão: protestos organizados em rede e as democracias radicalizadas”. A obra editada pela Kotter será lançada na próxima quinta-feira, 27, no Mímesis Conexões Artísticas, em Curitiba.

O livro é o resultado de uma pesquisa quantitativa realizada com jovens de 15 a 29 anos de Curitiba no segundo semestre do ano em questão. A amostra tem 576 coletas e foi estratificada segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O questionário levantou questões debatidas durante e depois de 2013, como o caráter ideológico do movimento, o papel das redes sociais e dos meios tradicionais, o perfil dos jovens que foram para as ruas e o que os motivou ou desmotivou para protestar.

No livro, o autor busca interpretar criticamente os dados e formula explicações sobre por que e como aconteceu junho de 2013. “Democracias radicalizadas não se caracterizam por um conteúdo específico, por uma direção em si, mas por uma lógica nova de conflito político, mais emocional, mais de gritos e menos de consensos”, afirma. O e-book já está disponível para compra no site da Kotter e da Amazon.

Mário é jornalista e professor da UFPR desde 1998. Mestre em Linguística pela Federal e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, é autor do livro “Teoria da Comunicação: Aplicações Contemporâneas”.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Outros junhos virão: protestos organizados em rede e as democracias radicalizadas”

Horário: 19h

Local: Mímesis Conexões Artísticas – Rua Celestino Junior, 189, São Francisco, Curitiba

Mais informações pelo telefone (41) 99977-7977 ou pelo e-mail mmessagi@gmail.com.