Eventos

Módulo “Saúde e Relações na UFPR” da capacitação para docentes da UFPR ConVIDA e da Prograd — 9 e 10/12

Superintendência de Comunicação Social     6 de dezembro de 2019 - 17h52

O módulo “Saúde e Relações na UFPR”, voltado à capacitação para docentes da universidade, será realizado no Prédio Histórico, em Curitiba, nas próximas segunda-feira (9) e terça (10), pela manhã e à tarde. A organização é da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e do projeto UFPR ConVIDA, sob coordenação da professora Lis Soboll, do Departamento de Psicologia.

De acordo com a organização, não é necessário inscrição e os professores podem participar nos temas e horários que sejam do seu interesse. Serão fornecidos certificados.

9 de dezembro

9 às 12 horas
“Trabalho e saúde na universidade”: abordará as condições de trabalho e de qualidade de vida de professores, considerando o contexto contemporâneo de atuação de ensino superior em universidade pública. Proporcionará aos participantes a percepção sobre fatores de proteção e de risco em relação a sua própria saúde, com estímulo à construção de alternativas individuais e coletivas, favorecendo escolhas mais conscientes e favoráveis no cotidiano de trabalho e nas demais dimensões da vida.
Responsável: Lis Soboll
Local: Prédio histórico – Primeiro andar – Sala da Memória

14 às 17 horas
“Desafios contemporâneos para convivência na universidade”: contemplará a análise da crise das relações na sociedade contemporânea, das transformações nos processos educacionais e seus impactos nas interações humanas, com desdobramentos no convívio no contexto da universidade, entre os diversos atores sociais em interação. Favorece também a compreensão do perfil dos estudantes e dos desafios para a convivência na universidade, destacando as possibilidades de atuação dos professores na relação com os estudantes.
Responsáveis: Loriane Frick (Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação) e Lis Soboll
Local: Prédio histórico – Direito – Primeiro andar – Sala da Memória

10 de dezembro

9 às 12 horas
“Escuta ativa e comunicação não-violenta no contexto educacional”: proporcionará a experimentação de ferramentas práticas que favorecem melhorias no processo de comunicação no contexto educacional, estimulando a escuta transformadora, a empatia que conecta e a elaboração de pedidos claros, com fundamento nas propostas da comunicação não-violenta.
Responsáveis: Gabriela Inácio (psicóloga) e Lis Soboll
Local: Prédio histórico – Psicologia – Segundo andar – Sala 204

14 às 17 horas
“Relações e bem-estar na universidade: enfrentando os problemas de saúde mental”: oferece um espaço de reflexão conjunta sobre os processos de sofrimento emocional e de problemas de saúde mental no contexto do ensino superior e de pós-graduação, contemplando alternativas possíveis de ação para prevenção e enfrentamento de situações de crise, de sofrimento emocional e de suicídio. Serão discutidas possibilidades de estratégias institucionais assim como abordagens individuais de enfrentamento destas problemáticas, com destaque aos canais de apoio dentro da UFPR.
Responsável: Lis Soboll
Local: Prédio Histórico – Psicologia – Segundo andar – Sala 204