Universidade Federal do Paraná

Menu

Eventos

Módulo “Saúde e Relações na UFPR” da capacitação para docentes da UFPR ConVIDA e da Prograd — 9 e 10/12

Superintendência de Comunicação Social     6 de dezembro de 2019 - 17h52

O módulo “Saúde e Relações na UFPR”, voltado à capacitação para docentes da universidade, será realizado no Prédio Histórico, em Curitiba, nas próximas segunda-feira (9) e terça (10), pela manhã e à tarde. A organização é da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e do projeto UFPR ConVIDA, sob coordenação da professora Lis Soboll, do Departamento de Psicologia.

De acordo com a organização, não é necessário inscrição e os professores podem participar nos temas e horários que sejam do seu interesse. Serão fornecidos certificados.

PROGRAMAÇÃO

9 de dezembro

9 às 12 horas
“Trabalho e saúde na universidade”: abordará as condições de trabalho e de qualidade de vida de professores, considerando o contexto contemporâneo de atuação de ensino superior em universidade pública. Proporcionará aos participantes a percepção sobre fatores de proteção e de risco em relação a sua própria saúde, com estímulo à construção de alternativas individuais e coletivas, favorecendo escolhas mais conscientes e favoráveis no cotidiano de trabalho e nas demais dimensões da vida.
Responsável: Lis Soboll
Local: Prédio histórico – Primeiro andar – Sala da Memória

14 às 17 horas
“Desafios contemporâneos para convivência na universidade”: contemplará a análise da crise das relações na sociedade contemporânea, das transformações nos processos educacionais e seus impactos nas interações humanas, com desdobramentos no convívio no contexto da universidade, entre os diversos atores sociais em interação. Favorece também a compreensão do perfil dos estudantes e dos desafios para a convivência na universidade, destacando as possibilidades de atuação dos professores na relação com os estudantes.
Responsáveis: Loriane Frick (Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação) e Lis Soboll
Local: Prédio histórico – Direito – Primeiro andar – Sala da Memória

10 de dezembro

9 às 12 horas
“Escuta ativa e comunicação não-violenta no contexto educacional”: proporcionará a experimentação de ferramentas práticas que favorecem melhorias no processo de comunicação no contexto educacional, estimulando a escuta transformadora, a empatia que conecta e a elaboração de pedidos claros, com fundamento nas propostas da comunicação não-violenta.
Responsáveis: Gabriela Inácio (psicóloga) e Lis Soboll
Local: Prédio histórico – Psicologia – Segundo andar – Sala 204

14 às 17 horas
“Relações e bem-estar na universidade: enfrentando os problemas de saúde mental”: oferece um espaço de reflexão conjunta sobre os processos de sofrimento emocional e de problemas de saúde mental no contexto do ensino superior e de pós-graduação, contemplando alternativas possíveis de ação para prevenção e enfrentamento de situações de crise, de sofrimento emocional e de suicídio. Serão discutidas possibilidades de estratégias institucionais assim como abordagens individuais de enfrentamento destas problemáticas, com destaque aos canais de apoio dentro da UFPR.
Responsável: Lis Soboll
Local: Prédio Histórico – Psicologia – Segundo andar – Sala 204



UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR