Eventos

“Meninas nas Exatas: por Elas para Todos” recebe propostas de atividades até 08 de janeiro

Superintendência de Comunicação Social     18 de dezembro de 2020 - 9h47

A celebração para o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência já está sendo organizada na Universidade Federal do Paraná. No dia 11 de fevereiro de 2021 será realizada a segunda edição do “Meninas nas Exatas: por Elas para Todos”. O evento será no formato on-line, com atividades das 9h às 21h. O envio de propostas de atividades é até o dia 08 de janeiro de 2021.

O evento é uma ação conjunta de professoras e alunas do Setor de Ciências Exatas da UFPR. O objetivo é apresentar para a sociedade o trabalho e o protagonismo das mulheres nas Ciências Exatas, para inspirar meninas a ingressarem na carreira científica. Essa segunda edição será de maneira remota e aberta ao público de diversas idades, do ensino fundamental à pós-graduação e também formação de professores.

A palestra de abertura será com a professora e pesquisadora Bárbara Carine Pinheiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre a descolonização sob a perspectiva das cientistas negras nas Ciências Exatas e na Tecnologia. Ao longo do dia, serão diversas atividades, síncronas e assíncronas, propostas por professoras e alunas do Setor de Ciências Exatas em colaboração com instituições paranaenses e do Brasil, nas áreas de Computação, Estatística, Expressão Gráfica, Física, Matemática, Química e Questões de Gênero.

A palestra de encerramento será com Marcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Física, pesquisadora do CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e uma das grandes referências em questões de gênero na área de Exatas.

Para ofertar alguma atividade, é preciso enviar proposta até o dia 08 de janeiro de 2021, através do formulário disponível aqui. As atividades podem ser síncronas, de até 90 minutos, ou assíncronas. É possível ofertar atividades como palestras, oficinas, exposições virtuais, rodas de conversa e gincanas virtuais.

Mais informações estão disponíveis na página do evento “Meninas nas Exatas: por Elas para Todos”.