Eventos

Laboratório da UFPR promove palestras sobre sono – 13/12 no Setor de Ciências Biológicas

Superintendência de Comunicação Social     29 de novembro de 2019 - 18h45

No mês de dezembro, o Laboratório de Neurofisiologia do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da UFPR promove duas palestras gratuitas relacionadas ao sono, na chamada “Sleep Friday”. O evento é aberto à comunidade e acontece no Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

As apresentações tratam sobre os mecanismos de geração dos ciclos sono-vigília e os efeitos de diferentes drogas sobre eles, no contexto de doenças psiquiátricas. O evento também conta com uma apresentação sobre sinais fisiológicos, com foco na dinâmica da transição sono/micro-despertar e atividades cerebrais. As palestras serão ministradas pelos professores Pablo Torterolo, coordenador do Laboratorio de Neurobiología del Sueño, da Universidad de la Republica (Uruguai) e Gustavo Zampier, professor da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sobre o Laboratório

O Laboratório de Neurofisiologia da UFPR investiga os mecanismos causadores da doença de Parkinson, assim como novas abordagens terapêuticas e formas inovadoras de diagnóstico precoce. A doença de Parkinson afeta cerca 400 mil brasileiros e mais de 5 milhões de pessoas no mundo. Com o aumento na expectativa de vida global, projeções estimam que esses números devam dobrar até 2040.

O impacto produzido por essa doença neurodegenerativa afeta não só o controle motor, mas também promove uma série de prejuízos em funções não-motoras: sono, na olfação – capacidade de captar odores com o sistema olfativo -, na memória, no humor e até mesmo na visão e digestão. De acordo com a equipe do Laboratório, o estudo da doença de Parkinson fornece uma plataforma muito rica para estudar o funcionamento do cérebro.

Semana de palestras “Sleep Friday”

1ª Palestra: “Gamma activity (30-45 Hz) of the EEG during REM sleep and in a pharmacological model of psychosis”

2ª Palestra: “Reorganização da dinâmica de sincronização e dessincronização cerebral durante o sono em modelo de Parkinsonismo”

Data: 13 de dezembro

Horários: 10h e 14h

Local: Anfiteatro 10, no Setor de Ciências Biológicas da UFPR – Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas.