Eventos

I Escola de Verão Alice/Compolítica de Metodologia de Pesquisa na UFPR, em Curitiba — 17 a 21/2

Superintendência de Comunicação Social     3 de fevereiro de 2020 - 12h40

A I Escola de Verão de Metodologia de Pesquisa será realizada de 17 a 21 de fevereiro na Universidade Federal do Paraná (UFPR) — no Campus Juvevê, em Curitiba — pela Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (Alice) e pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

A intenção é incrementar os conhecimentos de alunos de pós-graduação em Comunicação e Ciência Política a respeito de técnicas e métodos de pesquisa aplicados a objetos dessas áreas. Graduandos, pós-graduandos de áreas correlatas e profissionais do mercado também formam grupo de interesse do evento.

A escola é composta por 12 cursos ministrados por profissionais e professores pesquisadores na área de comunicação e política. Os preços variam de acordo com a quantidade de módulos escolhida e a condição do inscrito (se associado ou não).

Os cursos oferecidos são:

• Análise de Conteúdo
• Análise de Dados Quantitativos
• Análise multivariada aplicada a dados de opinião pública
• Estratégias de análise para pesquisa sobre Comunicação Governamental
• Extração de dados digitais usando o R
• Grupo Focal
• Introdução à análise de dados em R
• Introdução à Estatística
• Possibilidades e limites da coleta de dados digitais em R
• Produção e Aplicação de Survey para pesquisas em comunicação
• Teoria e prática nas pesquisas sobre deliberação
• Uso do Nvivo para pesquisa Quali

Inscrições

Os interessados podem se inscrever e realizar o pagamento dos cursos pelo site do evento.

Os cursos preveem número mínimo de participantes para sua viabilização, sendo devidamente confirmados com antecedência por e-mail. Também está assegurada a emissão de certificado de participação aos concluintes dos cursos.

Sobre a escola

A escola é fruto de uma parceria inédita entre as duas associações, tendo como organizadores os grupos de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), Comunicação e Participação Política (COMPA) e Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR.

I Escola de Verão Alice/Compolítica de Metodologia de Pesquisa na UFPR
Data: 17 a 21 de fevereiro
Local: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCom) da UFPR, no Campus Juvevê (Rua dos Funcionários,1540, Juvevê – Curitiba)
Informações: pelo e-mail escolademetodoscompol@gmail.com