Evento extensionista promove debates sobre educação em solos – 28 a 30 de julho

Superintendência de Comunicação Social     27 de julho de 2020 - 11h44

O  Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoverá, entre os dias 28 e 30 de julho, o I Seminário Novos Desafios da Educação em Solos no Século XXI. Com transmissão on-line, o evento de extensão universitária tem o objetivo de discutir temas atuais e relevantes da educação em solos no Brasil e terá três mesas-redondas.

No primeiro dia de seminário (28), a discussão abordará os benefícios e os problemas relacionados à educação a distância no Brasil com um recorte para a área de educação em solos. A ideia é debater os desafios encontrados no cotidiano dos discentes e docentes nesta nova realidade que a sociedade está vivenciando. Intitulada “A Educação em Solos no Ensino a Distância: Apenas Momentos Extremos ou o Novo Futuro?”, a mesa terá palestras dos professores Homero Fonseca Filho, da Universidade de São Paulo (USP), e  Valentim da Silva, da UFPR Litoral, e será moderada por Fabiane Machado Vezzani da UFPR.

“Conhecimento Local e Pedologia: Um diálogo de saberes para a construção da Educação em Solos” será o tema da segunda palestra (dia 29), que visa discutir como o saber popular e o saber acadêmico estão entrelaçados e como podem caminhar juntos para a expansão do entendimento no âmbito educacional. Farão parte da mesa os professores Gilson Walmor Dahmer, da UFPR Litoral, e Valéria Amorim do Carmo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A moderadora será Andressa Kerecz Tavare, da UFPR Litoral.

A mesa-redonda “Expandindo os horizontes: Novas áreas da Educação em Solos” encerrará o seminário (dia 30) e pretende ampliar a perspectiva e a aplicabilidade da ciência do solo, desmistificando a concepção de que a área pode ser estudada apenas por cursos das ciências da terra ou das ciências exatas. O objetivo é expandir e reconhecer os estudos desse tema em eixos de pesquisa como pedagogia, linguística e artes. Os palestrantes serão o professor da rede particular de ensino Gustavo Dias de Sousa, a professora Isabelle Catucci da Silva, da UFPR, e a professora Sandra Minae Sato, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A moderação ficará a cargo da professora Profa. Adriana Aparecida Ribon Ogera, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

As mesas-redondas acontecerão sempre das 19h às 21h, nos três dias de evento, e serão transmitidas pelo canal no YouTube do Programa Solo na Escola. O seminário é gratuito e os participantes que se inscreverem neste link receberão certificação. A organização é dos bolsistas Anna Vitória Gurgel Knopik, Camila Matos Spolador, Guilherme Gonzatto, Luane Aparecida Staben, Patricia Silva Ramos e do professor Marcelo Ricardo de Lima.

I Seminário Novos Desafios da Educação em Solos no Século XXI

Data: 28,29 e 30 de julho de 2020