Universidade Federal do Paraná

Menu

Eventos

Evento extensionista promove debates sobre educação em solos – 28 a 30 de julho

Superintendência de Comunicação Social     27 de julho de 2020 - 11h44

O  Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoverá, entre os dias 28 e 30 de julho, o I Seminário Novos Desafios da Educação em Solos no Século XXI. Com transmissão on-line, o evento de extensão universitária tem o objetivo de discutir temas atuais e relevantes da educação em solos no Brasil e terá três mesas-redondas.

No primeiro dia de seminário (28), a discussão abordará os benefícios e os problemas relacionados à educação a distância no Brasil com um recorte para a área de educação em solos. A ideia é debater os desafios encontrados no cotidiano dos discentes e docentes nesta nova realidade que a sociedade está vivenciando. Intitulada “A Educação em Solos no Ensino a Distância: Apenas Momentos Extremos ou o Novo Futuro?”, a mesa terá palestras dos professores Homero Fonseca Filho, da Universidade de São Paulo (USP), e  Valentim da Silva, da UFPR Litoral, e será moderada por Fabiane Machado Vezzani da UFPR.

“Conhecimento Local e Pedologia: Um diálogo de saberes para a construção da Educação em Solos” será o tema da segunda palestra (dia 29), que visa discutir como o saber popular e o saber acadêmico estão entrelaçados e como podem caminhar juntos para a expansão do entendimento no âmbito educacional. Farão parte da mesa os professores Gilson Walmor Dahmer, da UFPR Litoral, e Valéria Amorim do Carmo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A moderadora será Andressa Kerecz Tavare, da UFPR Litoral.

A mesa-redonda “Expandindo os horizontes: Novas áreas da Educação em Solos” encerrará o seminário (dia 30) e pretende ampliar a perspectiva e a aplicabilidade da ciência do solo, desmistificando a concepção de que a área pode ser estudada apenas por cursos das ciências da terra ou das ciências exatas. O objetivo é expandir e reconhecer os estudos desse tema em eixos de pesquisa como pedagogia, linguística e artes. Os palestrantes serão o professor da rede particular de ensino Gustavo Dias de Sousa, a professora Isabelle Catucci da Silva, da UFPR, e a professora Sandra Minae Sato, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A moderação ficará a cargo da professora Profa. Adriana Aparecida Ribon Ogera, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

As mesas-redondas acontecerão sempre das 19h às 21h, nos três dias de evento, e serão transmitidas pelo canal no YouTube do Programa Solo na Escola. O seminário é gratuito e os participantes que se inscreverem neste link receberão certificação. A organização é dos bolsistas Anna Vitória Gurgel Knopik, Camila Matos Spolador, Guilherme Gonzatto, Luane Aparecida Staben, Patricia Silva Ramos e do professor Marcelo Ricardo de Lima.

I Seminário Novos Desafios da Educação em Solos no Século XXI

Data: 28,29 e 30 de julho de 2020

Horário: 19h às 21h

Local: Canal do Programa Solo na Escola no YouTube

Inscrições: https://bit.ly/392vuPk




UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR