Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Evento “DELA” problematiza as perspectivas decoloniais e repensa a linguística aplicada – 18 a 22 de outubro

O evento DELA (Decolonialidade e Linguística Aplicada) reinicia hoje (18) e segue até 22 de outubro com uma extensa programação. Durante a semana, serão debatidos temas como: tradução; multilinguismo e interculturalidade; perfomatividade; identidades e saberes indígenas; saberes e linguagens do bioma cerrado; adaptação de materiais didáticos de línguas portuguesa, espanhola, inglesa; educação linguística crítica sobre a obra “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior; problematizações das noções de inglês como língua franca e enquanto língua estrangeira.

Coordenam o DELA as professoras do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR, dos estudos linguísticos e da linha de pesquisa “Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem”, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim, Ana Paula Beato-Canato, Clarissa Jordão e ainda a doutoranda em linguística da UFPR, Danielle do Rêgo Monteiro e os integrantes da comissão Phelipe Cerdeira, Denise Hibarino e Marcos Nogas. As docentes destacam que o evento nasceu da necessidade de problematizar as perspectivas decoloniais na linguística aplicada e suas relações com as práticas de linguagem por meio de pesquisas, experiências, vivências dos trabalhos apresentados. O objetivo é repensar a linguística aplicada e o ensino-aprendizagem de língua.

Confira abaixo a programação completa

18 de outubro • 14h – 17h30m

Link para assistir

Mariana Lyra

“Colaborar para traduzir: experiências em um contexto de ensino de português como língua de acolhimento”

Roxana Chiappa

“Re-imagining the phd supervisor’ feedback on doctoral student’ writing from a decolonial lenses”

19 de outubro • 14h – 17h

Link para assistir

Bianca de Campos

“Multilinguismo e interculturalidade: um estudo etnográfico sobre a superdiversidade de uma comunidade no sul do brasil”.

Glenda Melo

“Perfomatividade, raça e interseccionalidades: reflexões sobre ações que fazemos na e pela linguagem”.

20 de outubro • 14h – 17h

Link para assistir

Rogério back

“Identidades e saberes indígenas: um olhar para o livro didático de língua espanhola”.

Tania Rezende

“Matripotências cerradeiras: decolonialidades do cerrado central do brasil”.

21 de outubro • 14h – 17h

Link para assistir

Glaucia Vargas Sanchez

“Inglês como língua franca no ensino básico público: produção e adaptação de material didático para sala de aula”.

Julma Borelli e Rosane Rocha Pessoa

“Colonialidadesdecolonialidades de torto arado problematizadas na educação linguística crítica”.

22 de outubro • 14h – 17h

Link para assitir

João Victor Schmicheck

“Autobiographies, elf feito no brasil and pedagogical activism in the elt classroom”.

Francesca Helm

“Coloniality, educational technology and ecologies of knowledge in english language teaching in the wake of the pandemic”.

Sugestões

Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...
Música barroca é tema do próximo concerto da UFPR
A Capela da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, nesta quinta-feira (25), às 19h,...