Eventos

Encontro nacional aborda modelagem matemática relacionada à Covid-19; de 24 a 28 de maio

Jéssica Tokarski     30 de abril de 2021 - 12h39

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, em parceria com o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Botucatu e com Centro Internacional de Física da Matéria Condensada da Universidade de Brasília (UNB), o Encontro Nacional de Modelagem Matemática da Covid-19 (ENMM-COVID19).

O evento com transmissão on-line, que acontece entre os dias 24 e 28 de maio, tem o objetivo de reunir pesquisadores envolvidos com o tema e de compartilhar avanços e discutir esforços da comunidade científica brasileira, com a participação de convidados do exterior, na busca de respostas confiáveis às várias questões científicas relacionadas com a dinâmica da pandemia.

Podem participar pesquisadores, estudantes de pós-graduação ou no final de graduação com interesse em modelagem matemática de sistemas complexos e dinâmica de epidemias. Além de palestras científicas, haverá minicursos sobre modelos epidemiológicos e oficinas de mineração e processamento de dados.

As palestras científicas serão transmitidas pelo YouTube, não sendo necessárias inscrições para acompanhá-las. Para participar dos minicursos e das oficinas é preciso realizar inscrição, até o dia 16 de maio, na página do evento.

Minicursos

Serão ofertados três minicursos nos dias 24, 25 e 26 de maio: “Modelos compartimentais determinísticos”, ministrado por Roberto Kraenkel (IFT-UNESP); “Modelos compartimentais em redes complexas”, sob o comando de Silvio Ferreira (UFV); e “Modelos de crescimento e compartimentais estocásticos”, ministrado por Antônio Murilo Macêdo (UFPE).

Oficinas

As oficinas se concentrarão nos dias 27 e 28 de maio. Álvaro Justen (Brasil.io) e Wesley Cota (UFV). falarão sobre Mineração e Processamento de Dados e a outra,  enquanto Gerson Duarte-Filho (UFS) e Arthur Brum (UFPE). abordarão Mineração e Processamento de Dados.

Palestras

O tema das palestras envolve modelagem matemática, estatística e computacional da pandemia de Covid-19. Algumas serão transmitidas em inglês e outras, em português.

Confira a programação completa.