“Diálogo Nobel Brasil” terá representante da UFPR – 8 de abril

Superintendência de Comunicação Social     31 de março de 2021 - 12h19

A Universidade Federal do Paraná foi selecionada para participar do Diálogo Nobel Brasil, evento organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Nobel Prize Outreach. A programação acontece no dia 8 de abril.

A organização do evento recebeu a indicação de aproximadamente 170 candidatos, oriundos de 90 universidades públicas e privadas de 23 Estados e do Distrito Federal. Quarenta estudantes foram selecionados. A UFPR será representada pelo estudante Victor Hugo Streit Vieira.

O encontro online abordará “O Valor da Ciência”. O evento tem por intuito promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como o que atualmente enfrentamos.

A primeira parte da atividade contará com um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, que serão acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. A conversa será conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach.

Na segunda parte, haverá duas mesas-redondas com os ganhadores do Prêmio Nobel (primeiro com May-Britt Moser, depois com Serge Haroche), nas quais estudantes universitários de todo o Brasil, previamente selecionados, terão a oportunidade de se juntar aos laureados em uma sessão de perguntas e respostas.

A programação é um evento prévio do Diálogo Nobel Brasil 2022, que reunirá vencedores do Prêmio Nobel e outras lideranças intelectuais para discutir ‘O Futuro Que Queremos’.

O evento será conduzido em inglês, com tradução simultânea disponível. A transmissão será realizada no YouTube do Nobel Prize.

Com informações da Academia Brasileira de Ciências