Eventos

Curso sobre competências emocionais para docentes da UFPR busca melhorar ambiente de pesquisa e aprendizado – Inscrições até 7 de outubro

Superintendência de Comunicação Social     4 de outubro de 2021 - 18h56

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em parceria com a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), UFPR ConVida e o Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contexto Educacionais – Xará, abriu, nesta sexta-feira, inscrições para servidores(as) da UFPR para as atividades do “Curso Mycelium: (re) construindo conexões na educação”. São oferecidos dois módulos: Cuidados em Saúde Mental (30 h) e Competências Socioemocionais (30h).

As coordenadoras do curso, professoras Ana Carina Stelko Pereira e Loriane Trombini Frick, ambas do Setor de Educação, esclarecem que decidiram fazer esse curso porque pesquisas do Observatório Xará indicaram ser possível melhorar a qualidade do Ensino, por meio do aumento de relações interpessoais positivas no ambiente acadêmico. Mais especificamente, em estudo realizado por Frick et al. (2020), em 2019 (relato da pesquisa pode ser visto aqui), com cerca de 3500 estudantes da Universidade Federal do Paraná os quais responderam a um questionário anônimo indicou a necessidade de melhorar as relações interpessoais entre alunos e entre alunos e docentes, bem como aumentar a qualidade do ensino ministrados por meio de estratégias mais participativas e acolhedoras tanto das demandas de aprendizagem como socioemocionais.

No estudo de Frick et al. (2020) somente 57% discordaram ou não sabiam afirmar se há discussões abertas e livres sobre os desafios da vida dos estudantes, 24% afirmaram que nunca ou raramente as disciplinas despertam o interesse, 23% não se sentem valorizados e ouvidos por docentes, 12% se sentem excluídos ou ignorados por colegas sempre ou frequentemente e 14% nunca ou raramente pensam que sua vida tem significado e sentido. Mais especificamente, sobre as questões de saúde mental, 16% dos estudantes disseram que se sentem sempre desmotivados, desanimados ou para baixo e cerca de 11% apresentaram graves pensamentos e comportamentos de desvalia e insatisfação com a própria vida.

Nesse sentido, as coordenadoras ressaltam que é urgente formar os docentes para que consigam por meio de suas práticas didáticas promover contextos que possibilitem relações interpessoais mais proveitosas, saudáveis e felizes no âmbito universitário. Para elas, os(as) docentes da UFPR necessitam de conhecimentos sobre convivência ética, violência e bullying escolares, competências socioemocionais, acolhimento em saúde mental e metodologias ativas de aprendizagem.

“Ao VOCÊ realizar o curso, estará mais apto para propor e executar estratégias nas disciplinas, nos projetos de pesquisa e extensão que coordena que fomentem interações entre alunos e entre alunos e docente mais gratificantes e produtivas. E, por favor, não esqueça de divulgar para outros professores e técnicos da UFPR, pois o curso tendo ampla participação docente e sendo proposto em várias edições será capaz de gerar um clima institucional na UFPR mais positivo”.

Para saber mais e fazer sua inscrição até dia 07/10, acesse aqui.

Palavra(s)-chave: ,