Universidade Federal do Paraná

Menu

Eventos

Conferência sobre Juventude e Direitos – 27 de setembro

Superintendência de Comunicação Social     25 de setembro de 2018 - 16h10

A Conferência “Juventudes e Direitos: Disputas de Sentidos” será realizada na próxima quinta-feira (27), às 14h30, no Anfiteatro 1100, no Edifício Dom Pedro I. A docente aposentada do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Regina Célia Reyes Novaes, será a ministrante. O encontro organizado pelo Departamento de Sociologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia faz parte de uma série de atividades sobre os 30 Anos da Constituição Federal de 1988. 

Regina contribuiu para a constituição de políticas públicas para a juventude no Brasil no período entre 2004 e 2015 e orientou pesquisas de iniciação científica, dissertações e teses sobre movimentos sociais, religião, juventude, cidadania, cultura e violência.

Após a publicação da Carta Magna do Brasil, foi estabelecido o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990. A promulgação do Estatuto da Juventude veio em 2013.  O documento foi aprovado em meio às mobilizações e protestos que aconteceram no país em julho daquele ano.  O reconhecimento da criança e do jovem como cidadãos de direito e cenários futuros serão discutidos no evento. “Vamos fazer uma análise do que avançou e do que recuou de lá para cá. Regina é referência na área de pesquisa sobre juventude e participou da criação do Conselho Nacional de Juventude e na Secretaria Nacional de Juventude”, afirma a mediadora e organizadora do evento, Ana Luisa Fayet Sallas.

Antes da palestra, o público assistirá ao documentário “É isto aí! O Estatuto da Juventude em Debate”, produzido com depoimentos de quatro jovens negras sobre o Estatuto da Juventude. As inscrições devem ser feitas no dia do evento. Os participantes receberão certificado.

Sobre a conferencista

Regina é formada em Ciências Sociais pela UFRJ, com mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade e doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (USP). É professora visitante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e desenvolve atividades junto ao Programa de Pós Graduação em Educação. Atuou como consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a elaboração do Informe Juventude e Desenvolvimento Humano nos países do Mercosul em 2009.

Entre 2010 e 2016, realizou pesquisas e prestou consultorias sobre políticas públicas de juventude em Convênios entre a Secretaria Nacional de Juventude e United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). A antropóloga foi presidente do Instituto Brasileiro de Análises Sócio-Econômicas (IBASE), onde coordenou a pesquisa Juventude e Integração Sul Americana, realizada em seis países da América Latina.

Por Bruna Bertoldi Gonçalves



UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR