Eventos

CNPq recebe até 20 de março inscrições de pesquisadores e estudantes para o IX Prêmio Fotografia-Ciência e Arte

Superintendência de Comunicação Social     10 de janeiro de 2020 - 13h39

Estão abertas até o dia 20 de março as inscrições para o IX Prêmio Fotografia-Ciência & Arte, promovido desde 2011 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio seleciona imagens de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham com registros fotográficos em suas pesquisas, em diversas áreas do conhecimento.

As inscrições podem ser feitas no site do prêmio. O prêmio é dividido em duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais.

Fotografias premiadas na edição de 2018 do Prêmio Fotografia-Ciência e Arte, do CNPq. Imagens: Reprodução

Os vencedores de cada categoria recebem o prêmio de R$ 8 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo colocado e R$ 2 mil para o terceiro colocado. Os primeiros colocados de cada categoria irão receber, além disso, passagem aérea e hospedagem para participar da 72ª Reunião da SBPC, em julho de 2020.

A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada em apenas uma categoria, exclusivamente, na página do Prêmio na internet, onde está disponível o regulamento completo do Prêmio.

Sobre o prêmio

O Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte foi criado em 2011 com o objetivo de fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

Ao premiar imagens de qualidade, o prêmio revela talentos e apresenta, através das inscrições, uma amostragem das imagens provenientes de trabalhos científicos desenvolvidos nas instituições de ensino superior e de pesquisa no país, além de estimular os pesquisadores a usarem recursos fotográficos em suas pesquisas.

Em oito edições realizadas foram recebidas 6.367 inscrições de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, sendo premiados 66 trabalhos oriundos de todas as regiões do país, assim distribuídos: 41 da Sudeste, nove da Sul, 8 da Norte, 5 da Centro-Oeste e três da Nordeste, e 56 pesquisadores nomeados por portaria para a composição das comissões julgadoras.

(Com informações do CNPq)

Acesse o site do Prêmio Fotografia-Ciência & Arte aqui

Veja mais imagens premiadas aqui

Conheça as imagens premiadas dos anos anteriores neste link