Eventos

Campus Jandaia do Sul promove 1º Ciclo de Palestras sobre Inteligência Artificial – 26 e 27 de abril

Jéssica Tokarski     14 de abril de 2021 - 8h43

O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece, nos dias 26 e 27 de abril, um ciclo de palestras virtual que discute o uso da inteligência artificial em diversas áreas. O evento acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, em 2020/2021, promove o desenvolvimento de atividades acerca do tema “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”.

Além da promoção da divulgação científica, serão estimuladas discussões sobre como a inteligência artificial pode beneficiar a qualidade de vida das pessoas, aumentar a produtividade e a competitividade brasileira. A ideia também é oferecer uma compreensão geral sobre sistemas de inteligência artificial e seus resultados.

Os organizadores acreditam que o evento é uma oportunidade para o Campus Avançado de Jandaia do Sul difundir, em sua microrregião,  temáticas referentes à inteligência artificial e suas aplicações e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento profissional dos estudantes da UFPR e dos profissionais de computação e engenharias, tendo em vista o objetivo da universidade de promoção e produção de divulgação científica e tecnológica.

Programação

No dia 26 de abril, primeiro dia de palestras, haverá duas discussões. “Mineração de dados usando a ferramenta Orange” busca apresentar o software, suas principais funcionalidades e aplicabilidade. A apresentação será feita pela professora da UFPR Luana Carolina Bosmuler Züge, às 14h. Mais tarde, às 16h, o professor Alexandre Prusch Züge, da UFPR, conversa sobre o passado, o presente e o futuro da inteligência artificial.

No segundo dia de evento, 27 de abril,  a inteligência artificial será abordada no contexto nacional pelo professor  do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Londrina, Muriel Mazzetto, às 16h. A palestra “Aplicação de IA e Analytics para análise comportamental de alunos no ensino superior” encerra o ciclo de discussões. Os professores Carlos Danilo Luz, da UFPR, e Rodrigo de Grazia Bacha Estevam, da Unicesumar, apresentam a evolução do processo de transformação digital no ensino superior às 19h.

Transmissões e inscrições

As palestras serão transmitidas pelo canal da UFPR – Jandaia do Sul no YouTube. Estudantes, professores e outros interessados podem se inscrever neste link até o dia 25 de abril. Outras informações podem ser encontradas no site do campus.

1º Ciclo de Palestras sobre Inteligência Artificial
Data: