“Cachaça científica” encerra evento em campus Jandaia do Sul

Superintendência de Comunicação Social     24 de setembro de 2019 - 15h10

Um evento de divulgação científica com altas doses de conhecimento e cultura marcará o encerramento das Jornadas Acadêmicas dos Cursos de Graduação e da XI Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul. “Cachaça Científica, a ciência destilada” reunirá cientistas, produtores, apreciadores e curiosos nesta sexta-feira (27), no Restaurante Seu Nenê, com entrada gratuita, permitida até a lotação da casa.

O professor dos cursos Licenciatura da UFPR Marcelo Valério, coordenador do “Cachaça científica”, destaca que a ideia é celebrar a ciência e a tecnologia envolvidas na tradição local, com entretenimento, informação e educação. Segundo ele, o campus está localizado em uma região de tradição agrícola, em que a cultura sucroalcooleira e as condições geoclimáticas tornaram a cidade também um pólo da produção cachaceira.

Além da programação do evento, que contará com música, apresentações culturais e cinco palestras sobre fenômenos da produção da cachaça, será oferecida uma aula prática em um pré-evento. Com o tema “Destilando cachaça”, o curso oferece 50 lugares, mediante inscrições no site www.jandaiadosul.ufpr.br/sge.

Programação

Pré-evento – Aula prática: “Destilando cachaça” (inscrições no site www.jandaiadosul.ufpr.br/sge)

19h Acolhida com música
* setlist Cachaçeira!

19h20 Abertura “A cachaça científica” (Marcelo Valério – Doutor em Educação – em nome da comissão organizadora e apoiadores)

19h30 intervalo cultural

19h45 “Cachaça: história e cultura” (Rafael Policeno de Souza – Mestre em História)

20h intervalo cultural

20h15 “Do canavial ao copo” (Marcelo Silva – Doutor em Eng. Agrícola)

20h30 intervalo cultural

20h45 A ciência da produção cachaceira (Eduardo Meurer – Doutor em Química)

21h intervalo cultural

21h15: A ciência e tradição no fazer e no beber cachaça (Natanael Carli Bonicontro – Eng. de Processamento de Petróleo e produtor da Cachaça Companheira).

21h30 intervalo cultural

21h45: A cachaça como mediadora das relações humanas (José Sterza – Doutor em Psicologia Social).

* Entre as apresentações:
– Set-list musical temática (músicas sobre cachaça)
– Poemas, Cordel e afins sobre a cachaça
– Rodada de degustação

Festival UFPR tem extensa programação

Maior evento de integração acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a 11ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) contará com 2.793 trabalhos de alunos de graduação, que serão apresentados em campi de Curitiba, Jandaia do Sul e Palotina. O número supera o de trabalhos apresentados na Siepe anterior, quando 2.518 foram aprovados. Em 2019, a Siepe fará parte da programação do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação (veja a programação completa neste link).

Palavra(s)-chave: