Universidade Federal do Paraná

Menu

Campus Litoral – Matinhos

UFPR Litoral - Matinhos-Pr - Foto: Leonardo Bettinelli

A UFPR Litoral, Setor da Universidade Federal do Paraná, promove a educação superior no litoral do Paraná visando o desenvolvimento humano e local. Instalada em Caiobá, no município de Matinhos, suas ações chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente foram desacreditadas e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. O projeto UFPR Litoral se tornou viável pela parceria entre a Universidade Federal do Paraná, os Governos Federal e Estadual, com o apoio das prefeituras locais.

Nos cursos de graduação e pós-graduação, os estudantes da UFPR Litoral são formados de modo que possam contribuir na retomada do crescimento social e econômico regional. Para isso, a formação integral do profissional-cidadão acontece desde o ingresso na Universidade. As atividades de ensino, pesquisa e extensão são realizadas de forma integrada, uma vez que o acesso ao conhecimento científico é proporcionado de forma vinculada às necessidades da comunidade local.

A UFPR Litoral destaca-se pelo investimento em políticas afirmativas e inclusivas, desde o processo de ingresso universitário até o acompanhamento a conclusão do curso. As práticas pedagógicas inovadoras aplicadas se constituem como políticas públicas para a formação integral do jovem, visando ampliar o acesso e permanência de jovens no ensino superior para que ele possa fazer a diferença no desenvolvimento local. Dessa forma, a UFPR Litoral desponta como um projeto de expansão institucional de caráter inovador, sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento e aprendizagem.

Parceria intergovernamental
A formação educacional propiciada pela UFPR Litoral está voltada às necessidades e demandas da região litorânea do Paraná. A sua abrangência e o foco institucional do Projeto Político Pedagógico incorporam uma nova perspectiva nessa região. Compreendendo a grandeza do desafio e o papel dessa nova estrutura universitária brasileira, a participação de todos os segmentos governamentais e institucionais é decisiva na consolidação desse projeto.

Tais participações se apresentam da seguinte forma:

  • O governo federal prove vagas de servidores professores para a graduação, o ensino profissionalizante e para a contratação dos técnicos administrativos. É ele que libera e compromete recursos para a expansão da nova unidade, incorporando na planilha orçamentária também as novas vagas criadas para estudantes.
  • O governo estadual participa com a reforma das áreas desapropriadas e com a ampliação da área física incorporada. Também contribui com recursos para estruturação dos laboratórios, da biblioteca e das estruturas de apoio.
  • O governo municipal de Matinhos contribui com a segurança e limpeza dos espaços da universidade.

Links relacionados

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR