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FEDERAL DO PARANÁ

MEC recorre à UFPR para recuperar acervo acadêmico de faculdades que fecharam

O Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmaram acordo para o desenvolvimento de um projeto que promove a guarda, a manutenção e o tratamento do acervo acadêmico proveniente de duas faculdades particulares que encerraram as atividades na capital paranaense. A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR e envolve estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas.

Com a assinatura do acordo, em dezembro de 2022, a documentação da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (Facel) e da Faculdade Nacional de Curitiba (Fanac) foi localizada e transportada para a UFPR. São aproximadamente 390 metros lineares de documentos, o equivalente a três mil caixas de arquivos, que ocupam, atualmente, uma sala de 73 metros quadrados.

Nos primeiros meses de atuação, o projeto promoveu a desinfestação do material — garantindo a segurança das pessoas envolvidas —, o diagnóstico do acervo, a higienização, a triagem e a identificação arquivística. Na fase atual, a equipe realiza a digitalização, classificação e avaliação dos documentos. 

“São vários os tipos de documentos, os quais vêm sendo divididos em atividades-meio e atividades-fim, de modo a podermos priorizar esses últimos para digitalização, visando responder o mais breve possível as demandas para emissão de históricos e diplomas de alunos que estão requerendo ou que venham a requerer os documentos. Dentre as tipologias, temos localizado certificados de cursos de pós-graduação lato-sensu, diplomas de graduação e, também, dossiês com documentos dos estudantes”, explica o docente da UFPR Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, coordenador do projeto.

O acervo é tratado em laboratórios que já possuem esta finalidade e, também, em instalações criadas exclusivamente para o projeto. Após a digitalização, classificação e avaliação dos documentos, eles serão descritos em um sistema próprio para torná-los acessíveis. Também será feita a ordenação, reacondicionamento, armazenamento e o encaminhamento dos documentos para guarda física definitiva.

“A garantia dos direitos dos estudantes que estiveram vinculados a estas instituições depende do nosso trabalho. Também é importante destacar o caráter técnico-científico do projeto, uma vez que estamos refletindo sobre o próprio fazer e produzindo conhecimento sobre esta temática”, afirma o docente

Participam das atividades 20 bolsistas de graduação e oito de pós-graduação. Entre os cursos contemplados estão alunos de graduação de Ciência Política, Ciências Sociais, Gestão da Informação, História e Tecnologia em Gestão Pública; e de pós-graduação em Educação, Estudos Linguísticos, Direito e Políticas Públicas.

Pesquisa e Inovação

Outra frente do projeto é dedicada exclusivamente para pesquisa e inovação, com a participação de seis pesquisadores. O objetivo é investigar os aspectos teóricos, interdisciplinares e aplicados da Gestão de Documentos e Gestão da Informação no âmbito de Instituições de Ensino Superior. 

“Temos uma perspectiva de pesquisa aplicada, inclusive, e por isso esperamos resultados que tenham impacto tanto numa perspectiva da justiça social, tendo em vista que os alunos da Facel e da Fanac recebam os documentos que têm direito, como numa perspectiva técnico-científica, com sugestão de soluções tanto para o MEC, como para as próprias instituições de ensino superior brasileiras”, conclui Botelho-Francisco.

Já foram realizados quatro cursos e dois eventos de extensão com alcance nacional, além da apresentação de resultados parciais em dois eventos científicos de caráter internacional.

Foto: Marcos Solivan

Contato para estudantes

O projeto criou um canal para esclarecimento de dúvidas, voltado para estudantes da Facel e da Fanac. A página também abrange o cronograma de execução do projeto.

Clique aqui para acessar.

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