Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Litoral realiza I Ciclo de debates em estudos africanos

Conhecimento, acesso à informação e debates em prol de uma educação antirracista. O setor Litoral da Universidade Federal do Paraná realiza, ao longo do segundo semestre, o “I Ciclo de debates em estudos africanos, afro-brasileiros e nas relações étnico-raciais”. Os encontros serão mensais e o primeiro acontece no dia 23 de agosto, às 19h30, no Espaço Paulo Freire, no setor Litoral, em Matinhos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

O evento é organizado pela Câmara do curso de Linguagem e Comunicação do setor Litoral. O Ciclo de debates é voltado para toda a comunidade acadêmica da UFPR – alunos, professores e técnico-administrativos – e para profissionais do Núcleo Regional de Educação e secretarias municipais litorâneas.

No primeiro encontro, será debatida “A (in)visibilidade do corpo negro: história e cultura afro-paranaense”, tendo como conferencistas a professora Luiza Mandela, da Gerência de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro,
Mestre Kandiero e Melissa Reinehr. Kandiero e Reinehr atuam desde 2006 na valorização e visibilidade da arte e cultura afro-paranaense, no Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira. São autores dos livros “Oralidades Afro-paranaenses: fragmentos da presença negra na história do Paraná” e “Tempo é rei em Curitiba”.

Para os organizadores, o Ciclo busca interferir no controverso cenário social de recorrentes casos de racismos e injúrias raciais. “Os encontros realizarão o movimento contrário ao possibilitar o acesso à informação, desenvolvendo o pensamento crítico e a educação antirracista, propondo mudanças sociais e de pensamentos”, destaca o professor Robson José Custódio, organizador do evento.

Programação
No dia 13 de setembro, o tema será “Letramento Racial: por uma educação antirracista”, com a professora Ione Jovino, do Núcleo de Relações Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Em outubro, o encontro será no dia 25, com o professor Galindo Pedro Ramos, do departamento da Diversidade e Direitos Humanos, na Educação das Relações Étnico-Raciais e Escolar Quilombola da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. O tema será “Dimensões afro-brasileiras no currículo escolar: as contribuições das africanidades no cotidiano da escola, a partir da Lei 10.639/03”.

Encerrando o Ciclo, no dia 22 de novembro, a procuradora da UFPR, Dora Lucia de Lima Bertúlio e ex-procuradora da Fundação Cultural Palmares, discorrerá sobre “Ações afirmativas e políticas públicas de promoção de igualdade racial”.

Serviço:
I Ciclo de debates em estudos africanos
Data: 23 de agosto, 13 de setembro, 25 de outubro e 22 de novembro
Hora: 19h30
Local: Espaço Paulo Freire, setor Litoral (Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá, Matinhos)
Inscrições: Gratuitas, no site do evento em https://x.gd/udDhD

Sugestões

Vice-reitora da UFPR participa de evento em prol da saúde mental materna
No próximo sábado, 11, às 14h, na Ópera de Arame, a vice-Reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, estará...
UFPR e Neodent realizam juntas a atividade de extensão “Expedição novos sorrisos” 
Em parceria com a Neodent, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do curso de Odontologia,...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...