Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pint of Science: cientistas vão a bares de Curitiba para falar sobre suas pesquisas; de 22 a 24 de maio

Geologia, agricultura urbana, fake news e canabidiol serão alguns dos temas abordados por cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no festival internacional de divulgação científica Pint of Science, evento científico que ocorre simultaneamente em 26 países e em 123 cidades brasileiras.

Após três anos, em 2023, o Pint of Science Curitiba volta a ser realizado de forma presencial nos bares da cidade, de 22 a 24 de maio (segunda a quarta-feira), sempre às 19h30. Nesta edição, as conversas acontecem no Hop’n Roll, Itupava1299 e Quintal do Monge.

Na noite de abertura (22), a pesquisadora Fernanda Avelar Santos estará no Hop’n Roll falando sobre “O futuro da geologia: o caso das rochas plásticas”. A recente descoberta feita por ela causou exaltação no mundo todo e percorreu todos os continentes, repercutindo em mais de 60 países.

No mesmo dia, a professora Marcia Marzagao Ribeiro, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, estará no Itupava1299, palestrando sobre “Cidades verdes: agricultura urbana”.

E ainda nesta noite, o Quintal do Monge recebe a pesquisadora da UFPR, Chirlei Kohls, para a palestra intitulada “Ciência X fake news: como funcionam? onde circulam? o que têm a ver com sua vida?”.

Já no dia 24, no Quintal do Monge, o tema abordado pela professora de Farmacologia da UFPR, Janaina Menezes Zanoveli, será “O uso de derivados da Cannabis na depressão: foco no Canabidiol”.

Continuar diversificando ao máximo os temas do evento, trazendo assuntos atuais e de interesse da sociedade é um dos propósitos do Pint of Science de acordo o vice-coordenador da edição de Curitiba e professor do Departamento de Física da UFPR, Fabio Marcel Zanetti. Para ele, a atração mostra que a ciência trabalha a serviço da sociedade através dos temas abordados. “Também mostramos à sociedade que quem faz ciência são pessoas como quaisquer outras. Além disso, no Pint, os pesquisadores explicam suas pesquisas e dão a oportunidade para a sociedade tirar suas dúvidas direto com eles”.

Pint of Science Curitiba em 2018. Foto: Nicolle Schumacher

Também físico, o coordenador do Pint of Science Curitiba, Ricardo Canute Kamikawachi, professor do Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), reforça que o evento faz a ponte entre a ciência e a sociedade de uma forma acessível. “Um dos principais objetivos da ciência é compreender o mundo e desta forma permitir ações transformadoras que melhorem a qualidade de vida da sociedade, que é a fomentadora da ciência. Com este retorno, esperamos consolidar o evento no calendário de Curitiba e também estamos planejando outras iniciativas de mesma natureza para o segundo semestre”.

Para quem abre as portas do próprio bar, o diálogo próximo e informal entre cientistas e população no ambiente descontraído do bar também gera empolgação e boas expectativas. “Quem não gosta de uma boa cerveja acompanhada de muito conhecimento?”, pergunta Michel Gustavo Silva Galvão, proprietário do Hop’n Roll, que sedia o Pint of Science desde a primeira edição em Curitiba, em 2017. “Quando mudamos o ambiente da sala de aula para qualquer outro, com certeza o aprendizado se torna mais atrativo. Agora mudando para um bar, ele se torna além de atrativo muito mais prazeroso”, acrescenta.

O Pint of Science Curitiba é organizado por cientistas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições federais de ensino de Curitiba: UFPR UTFPR e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Cientistas vão até a Rua XV nesta sexta (19)

Pesquisadores que participam da organização do evento também irão até a Rua XV de Novembro, nas proximidades da Estação Tubo Central, da capital nesta sexta-feira (19), a partir do meio-dia. Os cientistas de diferentes áreas do conhecimento vão conversar com a população sobre o evento e ouvir sugestões de temas para próximas edições. A ação busca convidar as pessoas a conhecerem e participarem do Pint of Science e estabelecer uma aproximação entre ciência e sociedade também durante a divulgação do evento.

Confira a programação completa do evento:

22 de maio, segunda-feira, às 19h30

  • “O futuro da geologia: o caso das rochas plásticas” com Fernanda Avelar Santos – UFPR, no Hop’n Roll
  • “Cidades verdes: agricultura urbana” com Marcia Marzagao Ribeiro – UFPR, no Itupava1299
  • “Ciência X fake news: como funcionam? onde circulam? o que têm a ver com sua vida?” com Chirlei Kohls – UFPR, no Quintal do Monge

23 de maio, terça-feira, às 19h30

  • “IA: Você questionaria sobre o seu futuro a sua máquina de lavar roupa?” com Gustavo Giménez Lungo – UTFPR, no Hop’n Roll
  • “A origem e o destino do Universo” com Rubens Machado – UTFPR, no Itupava1299
  • “O que não te contaram sobre o desenvolvimento de jogos digitais” com Fábio Albini – IFPR, no Quintal do Monge

24 de maio, quarta-feira, às 19h30

  • “Math trading, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” com Roberto José Medeiros Junior – IFPR, no Hop’n Roll
  • “Cerveja: substantivo feminino” com Danniella Rosa – IFPR, no Itupava1299
  • “O uso de derivados da Cannabis na depressão: foco no Canabidiol” com Janaina Menezes Zanoveli – UFPR, no Quintal do Monge

Pint of Science Curitiba 2023

Data: de 22 a 24 de maio de 2023 (segunda a quarta-feira)

Horário: 19h30

Locais: Nos bares Hop’n Roll (Rua Mateus Leme, 1098 – Bom Retiro); Itupava1299 (Rua Itupava, 1299 – Hugo Lange); Quintal do Monge (Rua Dr. Claudino dos Santos, 24 – São Francisco)

Entrada gratuita para as palestras, com pagamento apenas do que consumir nos estabelecimentos

Mais informações: https://pintofscience.com.br/events/curitiba

Com informações de Pint of Science Curitiba

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...