UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Rochas de plástico: descoberta feita na UFPR percorreu o mundo 

Dos Estados Unidos ao Japão, a descoberta de rochas compostas por plástico nascida na Universidade Federal do Paraná (UFPR) percorreu mais de 60 países, passando por Itália, França, Reino Unido, China, Emirados Árabes e Austrália. 

A pesquisa do Laboratório de Estudos Costeiros da UFPR causou exaltação no mundo todo a partir da divulgação da reportagem realizada pela Revista Ciência UFPR, em fevereiro deste ano. As menções ao assunto foram feitas em diferentes mídias: rádio, televisão, jornais, revistas, internet, podcasts, entre outros. 

Só no site Ciência UFPR, a matéria já tem mais de onze mil acessos. O conteúdo foi divulgado, ainda, em importantes veículos de comunicação brasileiros – como CNN, Estadão, Folha de S. Paulo, Jornal Hoje (Globo), UOL–, em agências de notícias internacionais – a exemplo da Reuters e da Agence France-Presse – e em mídias internacionais – Forbes e NBC.  

O caso evidencia o trabalho de jornalismo científico realizado pelos canais oficiais da Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) da UFPR, como a Revista Ciência UFPR e a assessoria de imprensa.  

Além de produzir e editar o conteúdo, a equipe capricha na distribuição e na divulgação do material, buscando fazer com que a ciência desenvolvida na universidade marque presença em espaços importantes, nacionais e internacionais, muitas vezes de maneira inédita. 

Para o professor Carlos Conforti Ferreira Guedes, orientador da pesquisa, a reportagem foi o pontapé inicial para uma escalada de mídias que passaram a entrar em contato com as autoras principais do trabalho. Após a divulgação, agências locais e nacionais fizeram matérias, entrevistaram as cientistas e visitaram o laboratório onde o estudo é realizado. A partir de março deste ano, agências internacionais começaram a se interessar pelo assunto e a deslocar suas equipes para produzir conteúdo próprio. 

“A repercussão foi global. Nós sabíamos que o tema era impactante e que estava em destaque, mas o impacto foi muito maior do que esperávamos e, em minha opinião, isso tem total relação com a reportagem publicada na Ciência UFPR. Essa repercussão tem aberto diversas frentes de pesquisa e novas oportunidades”, avalia Guedes. 

Fernanda Avelar, a pesquisadora responsável pelo estudo, chegou a receber uma homenagem da Câmara Municipal de Curitiba pela descoberta inédita. Ela se diz feliz por representar a ciência e a UFPR e anseia que a pesquisa ajude na preservação dos oceanos. “Agradeço a oportunidade de divulgação e o trabalho realizado pela equipe de comunicação da UFPR”. 

Relembre o assunto aqui

Conheça a seção “Na Mídia”, da Ciência UFPR. Em construção permanente, ela faz um registro dos resultados obtidos em parceria com os cientistas da instituição. 

Sugestões

Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...