Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é reconhecida como pioneira na inclusão digital

Muitas ações e projetos foram desenvolvidos pela UFPR no período de pandemia da Covid-19 e se estendem até hoje. Um desses projetos é a inclusão digital, que tem sido importante na vida acadêmica de muitos dos estudantes na UFPR.

Com o intuito de oferecer oportunidades a estudantes em fragilidade socioeconômica e assistidos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), foi disponibilizado para cursarem as disciplinas previstas de seus cursos acesso a notebooks. Esse programa foi de vital importância no período pandêmico, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), na vigência e necessidade do isolamento social.

A UFPR criou um grupo formado por servidores a partir da demanda do estudo da inclusão digital  e aprimorou o Programa de Empréstimo de Computadores. Através do mapeamento das necessidades desses estudantes, foi feita a aquisição (compra) de 494 equipamentos patrimoniados na Pró-reitoria de Assuntos Acadêmicos. 

De acordo com a professora Lauren Pinto, a  UFPR foi pioneira no desenvolvimento de um Programa de Empréstimo de Computadores no período do Ensino Remoto Emergencial (ERE), que iniciou em maio de 2020 e foi entregue nas casas dos próprios estudantes, em Curitiba e região metropolitana, bem como em diversos outros estados do país.

O Programa de Empréstimo de Computadores da PRAE já existia anteriormente à pandemia da COVID-19 e consistia no Empréstimo de notebooks a estudantes que recebiam auxílios da PRAE, em condição de fragilidade socioeconômica, para desenvolvimento principalmente das atividades dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). 

Para auxiliar os alunos, a  PRA conduziu a compra de novos computadores, que rapidamente foram enviados à Curitiba. Com base nisso, houve a ampliação do Programa de Empréstimo de Computadores com mais de 600 notebooks disponíveis para empréstimo. Assim, foram abertos editais para empréstimo no período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia. 

Ao todo, foram contemplados 575 estudantes durante os dois anos de pandemia dentro do programa de Empréstimos de Computadores. 

Logística de entrega

A logística do Programa envolveu a entrega dos equipamentos na casa dos estudantes, residentes em Curitiba, Região Metropolitana ou Litoral e a equipe da Central de Transportes da Universidade levava o notebook na casa do estudante. Para isso, os motoristas da CENTRAN levavam os notebooks entregues em mãos aos estudantes quando este residia  em alguma localidade fora de Curitiba, Região Metropolitana ou Litoral, o notebook era enviado por Correio (via sedex) até a casa do estudante. Um dos envios mais longos feitos na época foi para Rondônia. 

“A participação da Centran na inclusão digital possibilitou aos alunos UFPR terem equipamentos entregues na porta de suas casas, sem precisar se deslocarem para a Universidade para o recebimento dos mesmos. Isso tranquilizou muitos dos acadêmicos. O principal objetivo traçado pela PRAE e compartilhado com a CENTRAN era entregarmos o maior número possível de equipamento, com a maior rapidez que pudéssemos atender, para que os alunos pudessem ter o acesso às plataformas de ensino o mais breve possível e assim darem continuidade aos seus estudos. Conseguimos contemplar com êxito nossas atividades graças a organização, com a divisão de equipes, itinerários previamente estabelecidos e principalmente sintonia com a PRAE”, pontuou Cláudio Lísias Daudt da Costa, Coordenador da Central de Transportes UFPR.

Mesmo com o fim do distanciamento social, o programa se mantém ativo. A Coordenadoria de Apoio aos Estudantes e Entidades Estudantis (CAEE) da PRAE é responsável pela organização de Editais de Empréstimo de Computadores, acompanhando o calendário acadêmico, com empréstimo de equipamentos a estudantes assistidos pela PRAE, em qualquer fase do seu curso de graduação. Então o Programa continua de modo ampliado, em relação ao que existia anteriormente à pandemia da COVID-19.

Reconhecimento da Câmara Municipal de Curitiba 

O prêmio simboliza o reconhecimento da Câmara Municipal de Curitiba pelo trabalho desenvolvido pela UFPR como pioneira da inclusão digital no acesso a computadores, durante a pandemia da COVID-19. Este mérito simboliza a universidade como referência também ao município de Curitiba pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, homenageando personalidades locais da cidade como a professora, Lauren Machado Pinto e o coordenador da Centran, Claudio Lisias Daudt da Costa, condecorados com o prêmio e representando a UFPR. 

“Eu não imaginava que seria uma das indicadas. Esta indicação aconteceu após uma reunião que tivemos da PRAE com o vereador professor Dalton Borba e sua equipe, para pensar políticas públicas voltadas à juventude. Com base no nosso relato a respeito do Programa de Empréstimo de Computadores da PRAE, com apresentação de todo o histórico do Programa, logística, dados e o impacto social que ele representou, fui indicada ao prêmio, representando a UFPR”, acrescentou a professora. 

Sugestões

Vice-reitora da UFPR participa de evento em prol da saúde mental materna
No próximo sábado, 11, às 14h, na Ópera de Arame, a vice-Reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, estará...
Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota...
Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...