Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cátedra da UFPR celebra os 25 anos do Nobel de José Saramago

A Cátedra Camões José Saramago da Universidade Federal do Paraná promove, de 22 a 27 de março, uma exposição e um ciclo de cinema em comemoração aos 25 anos do recebimento do Prêmio Nobel de Literatura pelo escritor português José Saramago. As atividades serão realizadas no saguão e no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A abertura será na quarta-feira (22), às 17 horas. A entrada é gratuita.

O evento é uma parceria entre UFPR, Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e Vice-Consulado de Portugal em Curitiba. A abertura da exposição “Voltar aos passos que foram dados”, no dia 22 de março, às 17 horas, contará com a apresentação do projeto pelo curador da mostra, Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra, Portugal. Composta por 15 painéis com textos e imagens que recontam a trajetória literária de Saramago, a exposição fica em cartaz no hall térreo da Biblioteca até o final de abril.

O ciclo de cinema “José Saramago – a criação e a herança” será realizado nos dias 22, 23, 24 e 27 de março, sempre às 19 horas, no auditório da BPP. Antes de cada sessão, especialistas na obra do escritor apresentam e contextualizam o filme a ser exibido. O filme de abertura será “O ano da morte de Ricardo Reis”, com apresentação do professor Carlos Reis.

No dia 23, a professora Patrícia Cardoso, do Departamento de Literatura e Linguística da UFPR e coordenadora da Cátedra José Saramago, apresenta o filme “Embargo”. O professor da UFPR Robson Custódio fará as apresentações de episódios da série documental “Herdeiros de Saramago”, nos dias 23 e 27.

José Saramago publicou mais de 40 títulos, entre romances, peças de teatro e compilações de contos e poemas. Recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1998 e o prêmio Camões de Literatura em 1995. A Cátedra Camões José Saramago foi instalada na UFPR em maio de 2022. Primeira no sul do Brasil, a cátedra é um espaço de reflexão, debate e pesquisa em torno da literatura portuguesa.

Cartaz com a programação do evento José Saramago - 25 anos do Nobel.

Sugestões

Evento de Extensão promove palestra com o tema “Linguagem Simples no Judiciário”
O Núcleo de Pesquisa Informação, Direito e Sociedade (Infojus) promoverá o evento de extensão sobre “Linguagem...
UFPR convoca mais 322 aprovados no Vestibular 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) convocou nesta quinta-feira (04) mais 322 aprovados no Vestibular...
UFPR entre as melhores do Brasil: MEC divulga indicadores de qualidade da educação superior de 2022
Na tarde desta terça-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os principais indicadores de...
Da Polônia às Américas: a longa jornada de famílias judias; 08 de abril
O Centro de Estudos Poloneses, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná...