Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Desafios da democracia e representatividade feminina na política são temas de evento na UFPR

Nos dias 17,18 e 19 de abril, o campus da UFPR Juvevê, abre as portas para receber o evento “Vozes das Mulheres na Política: Desafios da democracia em nível local e no Brasil”, criado pelo Instituto Sivis, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), ambos da Universidade Federal do Paraná, e o Consulado dos Estados Unidos, tem como objetivo criar um ciclo de debate sobre a voz e a representatividade feminina na política e em outros meios.

“O evento visa trazer visibilidade para as pesquisadoras do Paraná que trabalham com política, comunicação e democracia. Além disso, o evento será uma oportunidade para discutir os principais desafios que a nossa democracia enfrenta nos temas de eleições e instituições, representatividade, plataformas digitais democráticas, entre outros”, afirma Thaíse Kemer, do Instituto Sivis.

Presença internacional

Como um dos destaques, a abertura do evento, no dia 17, será realizada pela Profa. Doutora Amy Erica Smith, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, que irá abordar sobre as eleições e a consolidação da democracia em relação às realidades dos Estados Unidos e do Brasil.

Já no dia 18, estarão presentes Dra. Kelly Prudencio (UFPR), Dra. Carla Rizzotto (UFPR) e Dra. Giulia Fontes (UFPR), discutindo a temática “Ativismos, democracia e mulheres na esfera política”. Outro assunto que será abordado neste dia é “Democracia e plataformas digitais: da gestão à comunicação no setor público”, com a Dra. Maria Alejandra Nicolás (UNILAS).

E no dia 19, será apresentado o tópico “Participação Política, Democracia e políticas públicas para mulheres”, com a Dra. Carla Almeida (UEM), e “Legislação Eleitoral e desafios para candidaturas femininas”, com a Dra. Eneida Salgado e a Dra. Luciana Panke, ambas da UFPR.

Inscritos ganham uma coletânea

A entrada é gratuita e direcionada a estudantes, pesquisadores e interessados pelo tema. As inscrições já podem ser realizadas pelo link. Os inscritos que participarem do evento irão ganhar um conjunto de livros sobre a temática da democracia (consulte as condições na inscrição) e todos os participantes receberão certificado de participação. Para oferecer acessibilidade e inclusão para todas as pessoas, o evento contará com intérprete de Libras. Mais informações, acesse.

Serviços
Evento | Vozes das Mulheres na Política
Data: 17, 18 e 19 de abril de 2023
Horário: 18h
Local: UFPR – Campus Juvevê (Rua Bom Jesus, 650 – Curitiba/PR)

Sugestões

Evento de Extensão promove palestra com o tema “Linguagem Simples no Judiciário”
O Núcleo de Pesquisa Informação, Direito e Sociedade (Infojus) promoverá o evento de extensão sobre “Linguagem...
UFPR convoca mais 322 aprovados no Vestibular 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) convocou nesta quinta-feira (04) mais 322 aprovados no Vestibular...
UFPR entre as melhores do Brasil: MEC divulga indicadores de qualidade da educação superior de 2022
Na tarde desta terça-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os principais indicadores de...
Grupos PET da UFPR retomam evento mensal e socialização de atividades
No dia 16 de março, uma média de 70 alunos de mais de 20 cursos de diferentes setores da Universidade...