Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é 3ª melhor do Brasil no ranking THE Impact, de adesão aos objetivos do desenvolvimento sustentável

A Universidade Federal do Paraná ficou em terceiro lugar no Impact Ranking do Times Higher Education Ranking (THE), que classifica as instituições de ensino de acordo com a adesão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A UFPR ficou empatada com outras cinco universidades, duas delas paranaenses e a maioria públicas: a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e a Universidade Nove de Julho.

Participaram do ranking geral 1115 instituições de ensino superior do mundo, sendo 38 brasileiras. A UFPR ficou no extrato 201-300 e subiu em relação ao resultado do ano passado, quando ocupou o extrato 401-600.

Metodologia

O ODS 17, que trata de colaborações e parcerias realizadas, foi escolhido pelo ranking como avaliação obrigatória para todas as instituições. Os ODS nos quais a UFPR teve melhor avaliação comparada às demais participantes foram os objetivos 1 (erradicação da pobreza), 7 (energia acessível e limpa) e 8 (trabalho decente e crescimento econômico).

O ranking geral é baseado no ODS 17 e a nota é composta por 4 critérios: pesquisa, colaborações para suporte dos ODS, publicação de relatórios e Educação para os ODS. A UFPR melhorou a colocação em relação a 2020 depois de realizar uma busca de dados por unidade e por departamento, trabalho realizado pela Agência UFPR Internacional.

ODS

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...