Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curta Ciência 2021: conheça as pesquisas da UFPR

O primeiro episódio da temporada apresenta pesquisa do programa de Pós-Graduação em História.

A temporada 2021 do programa Curta Ciência entra no ar nesta quinta-feira (25/02), com o objetivo de dar visibilidade para pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná. O Curta Ciência apresenta vídeos curtos com os resultados de estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação da universidade.

O primeiro episódio da segunda temporada apresenta a tese de doutorado – realizada no Programa de Pós-Graduação em História – de Gerson Pietta, que pesquisou como cientistas da UFPR criticaram a eugenia e o determinismo biológico na criminologia depois da Segunda Guerra Mundial. A eugenia foi um conceito usado pelos nazistas para defender a crença de que existiriam raças humanas superiores a outras. O determinismo biológico na criminologia buscou equivocadamente relacionar as características físicas e biológicas de determinado sujeito com a propensão a comportamentos criminosos.

Gerson analisou como três grandes cientistas da UFPR criticaram essas visões. Ele pesquisou os trabalhos científicos de Napoleão Lyrio Teixeira, Homero de Mello Braga e Newton Freire Maia entre os anos de 1946 e 1964. “Apresentamos, perante as discussões da historiografia nacional, uma nova perspectiva sobre o pós 1945 no ponto de vista do campo acadêmico. Evidencia-se que a eugenia e a criminologia, distante de terem sido postas em ostracismo ou esquecimento, foram veementemente criticadas pelos agentes analisados”, explica Gerson.

O segundo episódio do Curta Ciência vai ao ar em 11 de março e vai apresentar uma pesquisa do programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. O estudo analisou a integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos.

Curta Ciência

O Curta Ciência é produzido pela UFPR TV e pela Agência Escola de Comunicação Pública (parceria com o PPGCOM, do Setor de Artes, Comunicação e Design) e é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) e a Superintendência de Comunicação.

Os vídeos aproximam o público da ciência, usando linguagem simples e direta para apresentar as pesquisas desenvolvidas na UFPR. Os próprios pesquisadores explicam para o público o seu trabalho, como chegaram aos resultados, os impactos e os desdobramentos do estudo.

Clique aqui para assistir ao programa.

 

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...