Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aluna de Engenharia Florestal é premiada em competição internacional

Milena Silva e os prêmios recebidos em fevereiro/21 (foto arquivo pessoal)

A acadêmica de Engenharia Florestal da UFPR Milena Silva foi premiada com  o terceiro lugar na competição XVII Junior Forest Contest, realizado em dezembro de 2020. O trabalho apresentado tinha como título: “A new approach for monitoring forest inventories in Brazilian Amazon rainforests under forest concession” e foi orientado pela professora Ana Paula Dalla Corte,  do Departamento de Ciências Florestais,  Setor de Ciências Agrárias. Como parte de sua premiação, Milena recebeu neste mês de fevereiro pelo correio, um Tab A da Samsung e um certificado oficial do evento.

A Junior Forest Contest é uma competição internacional entre estudantes de engenharia florestal e acontece na Rússia. A última edição ocorreu de forma remota em função da pandemia. Em anos anteriores a UFPR já havia enviado representantes.

A pesquisa de Milena Silva foi desenvolvida durante uma iniciação científica, na graduação. Foram testados diferentes métodos de amostragem para obter informações acuradas sobre a floresta e seus recursos em uma área da floresta amazônica, através de um inventário florestal. Conforme explica a professora Ana Corte, “buscamos, dentre os cenários analisados, encontrar uma configuração de amostragem que promovesse bons resultados estatísticos aliados a um bom custo benefício e facilidade na operação”.

Dessa forma, a relevância do trabalho se encontra em promover uma solução para o conhecimento dos recursos florestais em áreas da floresta amazônica buscando facilitar e tornar ainda mais viável a operação de mensuração. “O resultado pode embasar até mesmo futuras decisões governamentais sobre o gerenciamento e monitoramento dos recursos naturais na floresta amazônica”, finaliza a professora.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...