Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é a 6ª melhor universidade do Brasil, de acordo com Ranking Web Universities

A Universidade Federal do Paraná foi considerada a 6ª melhor universidade do Brasil e a 11ª da América Latina pelo Ranking Web of Universities, levantamento feito pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, órgão público espanhol. O estudo foi divulgado no fim de janeiro de 2021.

A UFPR é a única paranaense entre as 30 primeiras colocadas no ranking latino e aparece entre as 600 melhores instituições do mundo, na posição 534. Apenas instituições públicas brasileiras aparecem entre as 40 primeiras colocadas.

Ranking

O Ranking Web of Universities foi criado em 2004 e avalia 31 mil instituições de ensino superior em mais de 200 países. A pesquisa leva em conta indicadores webométricos – que é uma análise realizada na web sobre acessos, padrões de uso etc – e bibliométricos – que são métodos para construir indicadores sobre a informação científica e tecnológica. O objetivo é incentivar as universidades a dar acesso ao conhecimento gerado na instituição.

O levantamento usa três indicadores: visibilidade, excelência e transparência. Para isto, usa dados das bases Ahref/Majestic, Scimago e Google Scholar.

Brasil

O Ranking Web of Universities leva em conta indicadores webométricos e bibliométricos.

As instituições brasileiras que aparecem entre as primeiras colocadas no ranking latino-americano são todas públicas. A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi considerada a primeira do Brasil e segunda da América Latina.

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Estadual de Campinas, a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal do Ceará também aparecem na lista das 15 melhores instituições latinas.

 

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...