O projeto “Muito Mais que Giz e Apagador” traz uma série de vídeos e postagens para ajudar os professores durante a pandemia. A ação é desenvolvida pelo “Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais – Xará”. O material da série começa a ser divulgado a partir desta segunda-feira (11/01) nas redes sociais e contará com 6 temas:
- Comunicação
- Gestão do tempo
- Metodologias ativas
- Cuidado de si e do outro
- Autoeficácia
- Interações pessoais
A ação é coordenada pelas professoras Loriane Trombini Frick e Ana Carina Stelko Pereira, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) da UFPR em parceria com a professora Juliana A. Matias Zechi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o professor Pedro Afonso Cortez da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e foi resultado dos projetos de extensão da UFPR “Convivência ética: promovendo relações sociais saudáveis entre adolescentes e jovens” e “Violência Nota Zero: promoção de relações interpessoais saudáveis”.
A escolha dos temas foi feita por meio da pesquisa “Convivência ética em tempos de Covid-19”, que contou com a participação de cerca de 120 professores, os quais relataram seus principais desafios e necessidades formativas relacionadas à convivência em tempos de ensino remoto emergencial, ocasionado pela pandemia da Covid-19.
O projteo foi financiado pelo edital “Projetos Individuais no Combate à Covid-19” de 2020 (Proind-2020) e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, tendo também apoio do Observatório da Convivência do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Veja o vídeo de apresentação.
Redes sociais do Observatório Xará