Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

AGTIC informa restabelecimento da VPN para trabalho remoto

Após medidas adotadas pelo Governo Federal contra ataques cibernéticos e seguindo orientações dos órgãos oficias, a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC) informa que está restabelecendo, a partir desta quarta-feira (18), os serviços de conexão remota (VPN e RDP) para o trabalho remoto.  A agência esclarece que o acesso via Open VPN já está acessível e que o acesso via VPN Fortigate será restabelecido ao longo do dia.

O serviço de acesso remoto aos computadores da rede UFPR via “Área de Trabalho Remota do Windows” foi bloqueado para acesso direto na Internet, mas estará disponível até esta sexta (20) via VPN, tornando o acesso mais seguro. Portanto, a partir de sexta-feira, para usar a “Área de Trabalho Remota do Windows” será preciso ativar a VPN (https://www.agtic.ufpr.br/portal/guia-de-acesso-remoto-vpn/). Os sistemas SIESophia e o repositório de arquivos DOCS estarão disponíveis normalmente para acesso remoto. 

Funcionalidades do Firewall foram ativadas, incluindo o controle de conteúdos, que pode bloquear o acesso a alguns sites, quando navegando na Internet a partir de computadores da rede UFPR. A agência orienta que, em caso de bloqueio indevido de algum site em que haja real necessidade de acesso pelo usuário, comunique-se pelos canais oficiais de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Para isso, acesse Sistema de chamados (acesse aqui); Teams (procure por csa.agtic); E-mail: csa.agtic@ufpr.br ou Central de atendimento: (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...