Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Eventos abordam importância das bibliotecas na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; 23 e 27/10

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, o Programa de Educação Continuada de Usuários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR), promove dois eventos on-line transmitidos pelo canal do SiBi no YouTube.

Nesta sexta-feira (23), das 14h às 16h, três profissionais farão relatos sobre seus conhecimentos e vivências no evento “Por trás do livro”, que trará a visão de bibliotecários, escritores e contadores de histórias. A bibliotecária da UFPR e autora de livros infantis Rosilei Vilas Boas falará sobre as crianças nas redes e o mundo sem fronteiras, abordando o papel da atualidade no mundo da literatura para crianças e jovens, da empatia e da cidadania. A também bibliotecária e pesquisadora Sonia Mara Saldanha Bach Passot discutirá sobre os caminhos percorridos de bibliotecária a escritora, passando pelos conhecimentos, desafios, experiências e mudanças. O contador de histórias Edison Francisco Krüger apresentará suas vivências como voluntário em hospitais por meio da ONG História Viva e sobre como o poder da biblioterapia está inserido nesse contexto.

Na terça-feira (27), das 19h às 21h, o evento debaterá a atuação da biblioteca universitária como apoio à pesquisa científica. A  docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, Paula Carina de Araújo, comentará sobre a participação ativa dos bibliotecários no processo de pesquisa por meio de levantamentos bibliográficos, estudos métricos, gestão de dados científicos, curadoria digital e digital scholarship. A docente do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Caterina Marta Groposo Pavão,  falará sobre a relevância dos repositórios institucionais de publicações e iniciativas de arquivamento na web.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...
Música barroca é tema do próximo concerto da UFPR
A Capela da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, nesta quinta-feira (25), às 19h,...
Evento de Extensão promove palestra com o tema “Linguagem Simples no Judiciário”
O Núcleo de Pesquisa Informação, Direito e Sociedade (Infojus) promoverá o evento de extensão sobre “Linguagem...